AS FACINANTES E MEMORÁVEIS CITAÇÕES DE UM ANALFABETO NA PRESIDÊNCIA DE UMA REPÚBLICA
O objeto de estudo da Ética é a Moral que, sendo esta uma doutrina filosófica, é tão somente especulativa. Portanto a Ética não normatiza nada, mas, a Moral sim. Desta maneira o que era moral, melhor dizer, moralmente aceito há um século, hoje não tem que, obrigatoriamente, ser moralmente aceito. A Ética nos possibilita essa comparação para percebermos as mudanças nos comportamentos e nas regras sociais. Digo isso, que todo mundo sabe, para tentar justificar o que penso a respeito das diferenças, das igualdades e dos equilíbrios e dos desequilíbrios existentes entre os indivíduos, quando sujeitos sociais.
Valho-me da metaética para refletir sobre o discurso moral pois ela se constitui numa metalinguagem cujo caráter não é normativo. Ou seja: a metaética é neutra.
É considerado imoral e antiético, hoje, em nossa sociedade, tudo o que não seja uma braço da liberdade e do direito de ser e de ter. Não será porém sob a luz desses dois conceitos que se justificará as arbitrariedades, as injustiças e as perversidades que as organizações e os indivíduos praticam sobre parte dos indivíduos da sociedade. Como a liberdade implica em obediência e essa em conhecimento, não deve ser sob a invocação de liberdade que a todos os indivíduos indistintamente lhes seja dado todos os direitos, uma vez que direitos implicam em responsabilidade é essa em competência. Assim sendo pode-se exercer e levar a crítica e a escolha para além da Ética e da Moral. Portanto, aquele que segue pode ser igual a quem segue, mas deve ser superior ao seguidor para poder ser seguido. Essa lógica, que é da Ética, vem sendo, cada vez mais, entendida e tratada como preconceito e tem-se confusamente e, em alguns casos propositalmente, utilizado-se desse equivoco para justificar desigualdades,diferenças e mesmo incompatibilidades, para que sejam aceitas como se elas não existissem ou não fosse permitida sua existência. Isso é hipocrisia. E quando se confunde o que “pode” com o que “convém” perde-se o equilíbrio Portanto, o termo moral significa “tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos”.A ética e a moral devem andar juntas pois não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual. A sociedade é um produto de individualidades, e da ética individual se chega aos valores sociais, e destes, quando enraizados na sociedade, se chega à lei. Assim, sem hipocrisia e sem nehum preconceito selecionei algumas citações facinantes e memoráveis de um analfabeto na presidência de uma república , entre as milhares que recebí, de quem as recolheu com facilidade devido sua abundância.
1-"Quando se aposentarem, por favor, não fiquem em casa
atrapalhando a família. Tem que procurar alguma coisa para fazer."
(Ao assinar o Estatuto do Idoso para uma delegação de velhinhas e velhinhos aposentados)
2-"Estou vendo aqui companheiros portadores de deficiência física.
Estou vendo o Arnaldo Godoy sentado, tentando me olhar,
mas ele não pode me olhar porque ele é cego.
Estou aqui à tua esquerda, viu, Arnaldo!
Agora, você está olhando pra mim... "
3-"Cheguei à Presidência para fazer as coisas que precisavam ser feitas e que muitos presidentes antes de mim foram covardes e não tiveram
coragem de fazer."
4-"Estou otimista porque estamos reduzindo as taxas de interesses
dentro do Brasil."
(Na Cúpula das Américas em Moterrey, México.“Tasa de interés”, em espanhol, quer dizer taxa de juros. “Taxas de interesses” não significa absolutamente nada em língua alguma)
5-"Há males que vêm para bem".
(Agradecendo o presidente Vladmir Putin pelo apoio que a Rússia dava às investigações do acidente da Base de Alcântara.Dezenove pessoas haviam morrido.Técnicos e cientistas com todo o saber de décadas)
6-"Tem lei que pega e tem lei que não pega. Essa
do Primeiro Emprego não pegou."
7-"Por que em vez de perguntar você não enche a boca de castanha?"
(A uma repórter que perguntava sobre a saída do Presidente do Banco Centra).
8-"Se fosse fácil resolver o problema da fome, não teríamos fome."...
"Deus pôs os pés aqui e falou:
'Olha, aqui vai ter tudo. Agora, é só homens e mulheres terem juízo que as coisas vão dar certo'."
(Na abertura da Expo Fome Zero)
9-"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta."
(No Dia Internacional da Mulher)
10"Quando Napoleão foi à China".
11-“Daqui a dois ou três anos possivelmente não estaremos aqui, talvez sejam outros. E nem será o Tony Blair que estará convidando, será outra pessoa".
(Numa reunião de Chefes de Estado, em Londres. Na Inglaterra o regime é parlamentarista e o mandato do primeiro-ministro não tem prazo para terminar)
12-“Um país que constrói um monumento daquela magnitude
tem tudo para ser mais desenvolvido do que é atualmente."
(Referindo-se ao Taj Mahal, e a Índia)
13-“Em qualquer lugar do mundo que eu vou, eu tenho que levar flores ao túmulo do herói nacional. No Brasil não tem."
14- "Cumprimento o presidente da Mercedes-Benz....
Pois eu quero dizer na frente do presidente da Mercedes-Benz (...)"
(No Palácio do Planalto, ao presidente mundial da General Motors, Richard Wagner)
15-"Conheço o Panamá só de dormir(!).
Até recentemente, sempre que eu ia a Cuba, tinha que
dormir uma noite lá".
(Dirigindo-se ao embaixador do Panamá, no Palácio do Planalto, durante cerimônia de entrega de credenciais de embaixadores)
16-"O continente sul-americano e o continente árabe
não podem mais, no século XXI, ficar à espera de serem descobertos."
(Na Síria)
17-"O Brasil só não faz fronteira com Chile, Equador e Bolívia."
(Para empresários, em Nova Iorque. Só com a Bolívia são 3 mil quilômetros de fronteira)
18-"Por muitos anos o Brasil não pôde sequer conversar com a Líbia
porque os americanos não gostavam dos libaneses".
(Sobre sua viagem à Líbia. Essa saiu até no Financial Times)
19-"Todo brasileiro tem motivos para se sentir otimista.
As perspectivas só são ruins para os desempregados."
(No aniversário da RBS - rede de emissoras de rádio,televisão e jornais do Rs e Sc)
20-"Eu fui agora ao Gabão aprender como é que um presidente consegue ficar 37 anos no poder e ainda se candidatar à reeleição".
(Numa conversa com o presidente da Costa Rica, Abel Pacheco, em 17/08/2004.Não precisava ir tão longe. O Fórum de São Paulo já providenciou para que ele, e outros 2 ou 3 presidentes sul-americanos se reelejam (!) infinitamente. É só aguardar para ver. Falta pouco)