Burrice aguda
E foi assim que me assustei com um comportamento no mínimo inédito, sobre todos os aspectos.
Uma cliente interpela um vendedor e diz:
-Por favor providencie todos os boletos a vencer, que eu vou pagá-los antecipadamente, pois não quero passar natal endividada e existindo uma sobra de caixa, nada mais justo que quitar dividas antecipadamente, do que ficar com o dinheiro parado no banco rendendo nada.
Pensamos:
Que atitude louvável, etc.
Mas ao iniciarmos a busca pelos tais boletos, descobrimos que dois dos titulos venciveis em Janeiro e fevereiro, ainda não haviam sido encaminhados a Banco.
Respondemos:
- Os titulos ainda estão em carteira. Favor providenciar o deposito bancário na conta tal, banco tal.
A cliente diz:
- Sem boleto, eu não pago.
Pensamos:
- Minha nossa, quanta ignorância, ou quanta burrice. Somos fornecedores dessa cliente há mais de 10 anos e uma desconfiança dessas é, ou chega a ser uma afronta, quando menos, uma burrice.
Mas...
Pensando bem...
Respondi ao vendedor:
-É burra, desconfiada ou não entende de procedimentos de rotinas bancárias, comprovação de pagamento, mas quer pagar adiantado?
Quem somos nós pra brigar.
O Gerente financeiro, disse que não havia como antecipar a remessa dos titulos ao banco pois não poderia infringir o cronograma pré-estabelecido, etc.
Eu disse:
Você está sendo tão burro e idiota, tanto quanto a cliente.
Passe por cima do cronograma e mande o titulo a banco, mesmo que seja uma operação9 de cobrança simples, mas receba o dinheiro da idiota.
E assim, o mundo dos negócios mostra gente com dinheiro sobrando em caixa e faltando e aquilo que a gente chama de inteligencia emocional. (ou seria inteligencia empresarial? rsss)
Fazer o que?