O que significa “sustentabilidade”

Algumas coisas podem ser repetidas indefinidamente sem que nada se altere, assim como as chuvas que sempre se repetem; outras não.

Quando se queima o petróleo, por exemplo, duas coisas estranhas acontecem: o petróleo existente no mundo vai desaparecendo, e se transformando em gás carbônico e porcarias no ar. É impossível que isso continue acontecendo indefinidamente, porque a quantidade de petróleo existente é finita, e o que é perdido não se renova, ao contrário das águas da chuva, que sempre retornam aos céus.

Tais ações, que não podem ser repetidas indefinidamente, ou cuja repetição acarretaria uma alteração no mundo, um desequilíbrio, como o acúmulo constante de lixo, por exemplo, são ditas insustentáveis; não poderão continuar sendo executadas indefinidamente.

O consumo de energia hidrelétrica, por outro lado, é um consumo sustentável. As águas que movem as turbinas responsáveis pela geração de energia, retornam sempre à barragem por meio das chuvas. A geração e o consumo de energia hidrelétrica são sustentáveis porque podem continuar indefinidamente, por milênios, sem que nada de altere.

Assim, nesse contexto, a sustentabilidade é a capacidade de se repetir indefinidamente sem alterar mada.