Eclipse

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Salmo 30:5)

Quando a lua se coloca entre a terra e o sol, em uma posição chamada cone de sombra, nosso planeta escurece pela ausência da luz solar, estando configurado um eclipse. Dependendo da posição que nosso satélite se encontre, estaremos diante de um “apagão” parcial ou total. Nesse caso, o governo não tem culpa. Além do mais, depois volta tudo ao normal.

Vez, é possível você se deparar no trabalho com um eclipse. É oportuno tentar extrair ensinamentos positivos para promover sua superação. Se o eclipse for total, a mera propagação da luz de pirilampo, dificilmente poderá ajudá-lo. Leia, por favor, a história a seguir e depois falo do eclipse, combinado?

--Como tradição, nossa firma, “Eclipse System”, é zelosa na escolha dos funcionários. Dos 150 currículos, pré-selecionados, escolhemos 20 candidatos para entrevistas, dinâmicas, testes e coisas que tais. A triagem final resultou em vocês, os 5 melhores. Parabéns! Na próxima segunda-feira, estaremos dando início ao curso de Sistemas de Arquivamento, que terá a duração de 2 semanas. Na 3ª semana falaremos de Microfilmagem e na 4ª, concluiremos todo o treinamento com Técnicas de Vendas...Obrigado e boa sorte!

Axel estava comendo um hambúrguer em uma loja do edifício Avenida Central, Rio de Janeiro, enquanto lembrava das palavras do diretor. Conversava com Valda e Coronel, apelidos carinhosos, colocados em seus colegas, que prontamente aceitaram, sendo conhecidos na empresa mais por estes epítetos, que por seus próprios nomes.

--Como vocês puderam perceber, não queremos vender produtos e sim sistemas. Logo, em primeiro lugar, precisamos levantar as necessidades do cliente, para, somente então, propormos a solução para a empresa, em consonância com seu modelo de negócio. Se for necessário elaborar uma proposta, desenhar uma ficha, ou propor qualquer tipo de solução, contem com todo o nosso suporte, os vendedores mais antigos e também comigo. O que não aceito é perder negócio.

--Como lhes falei antes do início do treinamento, desejo boa sorte. Não somos uma família, mas um grupo de profissionais afeitos a grandes esforços, para atender às necessidades mercantis de nossa empresa, tratando cada cliente como um acionista. Alcançados tais objetivos, aí sim, proporcionaremos a melhor qualidade de vida possível às nossas famílias. Evidentemente se meu filho Cock Card, casar com uma funcionária da “ECLIPSE”, estarei reconsiderando parte das idéias que acabo de expor. Sejam bem-vindos, despediu-se com fleuma o diretor administrativo, Johnny End File.

Quando Axel foi apresentado ao seu supervisor de vendas, este lhe disse: --é melhor você comprar óculos, para tornar imperceptível sua cara de “picareta”. Axel perguntou: --é por isso que você usa essa linda armação?

Durante o período que trabalhou nesse lugar, Axel não pôde ter qualquer oportunidade de crescer. Certo mês, dia 30, foi chamado à sala de seu supervisor de vendas e este lhe falou: se você não cobrir sua cota, vou lhe mandar embora.

O inverno estava bem chuvoso. A zona geográfica de trabalho do Axel compreendia Flamengo e Laranjeiras. Mesmo sendo uma “multi”, o setor de vendas era desorganizado, não existindo sequer uma lista de clientes para facilitar o trabalho do vendedor. Como o planejamento de vendas era feito pela gerência, inteiramente à revelia do vendedor, ninguém sabia nada sobre as metas. Simplesmente elas precisavam ser atingidas. Mas saber da cota no último dia do mês e ter de cumpri-la, inviabilizava o cumprimento do trabalho, fazendo lembrar uma obra de Franz Schubert: Sinfonia Inacabada.

O Eclipse é um embaraço que se interpõe entre o homem e suas aspirações. Como corolário, empana o raciocínio e obstrui as idéias. Alegria, calma, determinação, criatividade e força são seus melhores antídotos.

Axel foi à lanchonete, para ver se encontrava seus colegas Valda e Coronel. Sabedores da história, disseram: --Ax. Nós estamos “por aqui” com esse cara. Mesmo que você dobre a cota, será despedido. Sabe, você está lidando com um “picareta”. Mas veja bem, não queremos lhe influenciar. Vá à luta e depois conte pra gente. Vai dar tudo certo!

Decidido, Axel enfrentou a chuva e foi visitar vários clientes. Ao meio dia, com a roupa totalmente molhada e com uma cara de sofrimento e cansaço (não de picareta como insinuara seu supervisor), entrou em um colégio nas Laranjeiras, onde a diretora o atendeu com muita camaradagem, com palavras mentoladas e atitudes gentis, falou de suas necessidades, fechando um grande negócio.

Retornando ao escritório disse ao seu chefe:--Quasímodo, você não precisa me demitir, pois acabo de cobrir as cotas deste mês e do seguinte.

-- Agora já era. Acabei de solicitar seu afastamento ao RH

---Axel, telefone, disse Vitória, a secretária.

-- Axel, aqui é Filemon, da ”BEYOND”. Você foi aprovado para ser Gerente Comercial. Desculpe estar ligando em cima, mas é que meu diretor viajou e só agora autorizou sua contratação. Estou com um pequeno problema.

--Qual é?

--Preciso que você comece a trabalhar amanhã.

--Filemon. Você estava com um problema. A que horas eu tenho que chegar?

Sem saber, Filemon tirara Axel de um Eclipse.Ou melhor: da ECLIPSE.

Gilberto Landim
Enviado por Gilberto Landim em 04/03/2007
Código do texto: T400951