O dinheiro e o Verbo
O Brasil é um Estado laico, todavia, em cédulas de sua moeda consta, desde 1986, a expressão "Deus seja louvado". De forma semelhante, os Estados Unidos da América, desde 1956, imprime no dólar "In God we trust" (Em Deus confiamos). Em 2011, foi aprovada pelo Congresso Nacional dos EUA a manutenção do uso dessa expressão na moeda norte-americana. Já aqui no Brasil, surgiu uma controvérsia, como se segue noticiada:
12/11/2012 14h58 - Atualizado em 12/11/2012 15h15
MPF em SP pede retirada da frase 'Deus seja louvado' das notas de reais
Procuradoria pediu à Justiça que termine à União a retirada da expressão.
Ação pede prazo de 120 dias para que notas sejam impressas sem frase.
A Procuradoria da República no Estado de São Paulo pediu à Justiça Federal que determine a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas de reais. (...)
Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/11/mpf-em-sp-pede-retirada-da-frase-deus-seja-louvado-das-notas-de-reais.html
No contexto brasileiro, Deus foi representado pela cruz, que figura nas dependências do Senado Federal, bem como na CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988, "sob a proteção de Deus", constante em seu PREÂMBULO:
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
TÍTULO I
Dos Princípios Fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. (...)
---------------------------------------------------------------------
Posto isso, segundo o Censo do IBGE, a maioria da população brasileira crê em Deus, e é representada pelos Poderes constituídos, sendo assim, caso um plebiscito fosse feito, ou realizada uma votação em Congresso, teríamos mais outros pontos de vista sobre a possibilidade de manutenção da frase nas cédulas monetárias.
Aos que creem, Deus está acima da moeda. A nós cristãos, Ele é o Verbo Criador, o Caminho a Verdade e a Vida, não será o fato de constar ou não no tantas vezes imundo (literalmente, visto ser vetor de bactérias em decorrência do uso) papel moeda, que influirá em Sua divindade. Seria até um bem desvincularem o Santo Nome de Deus, de algo tão mal versado por determinadas castas (que são minorias) em tantas esferas do poder humano... pois o nosso dinheiro também é instrumento para tantos malefícios e direcionamentos escusos, obscuros, trevosos, em contraponto aos elevados anseios da população (especialmente da maioria carente). Se esses fatores maléficos, nem um pouco sacros e tão impressos no mau conceito da população sobre o papel dos administradores públicos a respeito do dinheiro sob suas responsabilidades, fossem purgados e reimpressos honradamente junto ao povo, indiretamente Deus seria melhor louvado, e estimuladas em inúmeros brasileiros as justas crenças num país mais auspicioso, pois que estas são constituintes da integralidade da cidadania, especialmente aquelas relativas à fé na boa aplicação dos recursos financeiros públicos.
Augusto Matos
Post scriptum: recomendo - www.youtube.com/watch?v=6EUGY7QyTS0&feature=related
www.verdadegospel.com/mpf-quer-retirar-frase-deus-seja-louvado-das-notas-de-reais/?area=3