A MALDIÇÃO DO 3º LUGAR - O QUE ACONTECEU COM O PT?
A MALDIÇÃO DO 3º LUGAR
Analisando a eleição para prefeito e vereador nas capitais, chega-se a uma conclusão revolucionária. Onde o PT não tinha nome forte e conhecido, fracassou miseravelmente a oportunidade do processo de canonização de Lula. Sim, porque corria o boato que nem o câncer, nem o Mensalão, frearia o tsunami Lula nestas eleições. Dilma está bem, obrigada; fazendo um Governo coerente; e Lula, correndo solto e tentando chantagear Ministros do Supremo, disse várias vezes que 80% das capitais teriam prefeitos eleitos pelo PT, mas o que se viu foi à maioria de 3º lugar!
Começando pelo sul: Em Porto Alegre, o atual Governador Tarso Genro quebrou as pernas e os braços amargando um penoso 3º lugar. Em Florianópolis o PT não encabeçou chapa, mas o partido apoiou, também, o 3º colocado. Em Curitiba, também onde o PT não encabeçou chapa, seu candidato foi para o segundo turno e ganhar de Ratinho Júnior vai ser uma guerra quase perdida.
No Sudeste, São Paulo, importante cidade, o PT possui chance de emplacar, mas a oposição, também promete fortalecer o PSDB no segundo turno. No Rio de Janeiro foi mole; o PT não teve candidato direto, mas é aliado do reeleito Paes. Em Belo Horizonte a surra foi feia. Nem Dilma, com Lula e mais um caminhão de dinheiro, conseguiram derrubar o trio Márcio, reeleito, e Anastasia com Aécio. E em Vitória, mais uma vez o PT ficou em 3º lugar.
Descendo um pouco para o Centro-Oeste, em Campo Grande o PT foi o 4º colocado. Goiânia salvou o PT de uma desgraça em nível de capitais; reelegeu Paulo Garcia. Em Cuiabá a briga vai ser feia, mas o PT ficou em segundo lugar.
Das capitais dos Estados do Norte, Palmas foi outra que mandou o PT para 3º lugar. Em Belém o PT foi 7º colocado. Em Macapá, mais uma vez, 3º colocado. Em Boa Vista o PT ficou em 2º lugar, mas não haverá 2º turno. Em Manaus o PT ficou em 2º, terá 2º turno, mas vai ser difícil derrubar Artur do PSDB que teve quase 41%, contra quase 20% de Vanessa, do PC do B, apoiada pelo PT. Em Rio Branco, mais um raro resultado do PT na frente. No segundo turno, Marcus Alexandre que teve 48,3% vai enfrentar Tião Bocalom do PSDB que teve 43,85%. E para fechar o Norte, em Porto Velho, os petistas amargaram um 5º lugar.
Passando para o Nordeste, em São Luis, mais uma vez os petistas ficaram em 3º lugar. Em Teresina, outra vez 3º. Fortaleza o PT ficou em 1º com 25,44% e em 2º o PSB com 23,32%, mas vale lembrar que os demais partidos, com mais de 45%, pelos comentários que chegam do Ceará, deverão apoiar o 2º colocado. Em Natal, de novo, 3º lugar. João Pessoa foi 1º com boa vantagem sobre o 2º; vai ter segundo turno. Em Recife, Humberto Costa, aliado de Lula, ficou em 3º. Em Maceió o PT não encabeçou chapa e apoiou o 2º colocado, que por não haver 2º turno, ficou derrotado. Em Aracaju, reduto de Lula e Marcelo Deda, o PT apoiou o PSB, que foi derrotado ainda em primeiro turno. E em Salvador, ACM Neto, carregando o estigma maldito do avô, deixou o PT encostar; e haverá 2º turno entre velhos rivais, PT e DEM.
Observem que das 26 capitais brasileiras com eleições para prefeito, o Partido dos Trabalhadores só ganhou em primeiro turno EM UMA, Goiânia. Para o segundo turno, briga para ganhar outras 06 (São Paulo, Cuiabá, Rio Branco, Fortaleza, João Pessoa e Salvador). Nas outras 19 capitais, ou perdeu ou acha que é um partido aliado de quem ganhou.
Observem, também, que em 09 capitais o PT foi o 3º colocado. Isso é o reflexo claríssimo de que Lula não é mais esta “coca-cola” como pintam; e que mais surpresas virão no 2º turno!
Carlos Henrique Mascarenhas Pires