Criticas e elogios

Meu irmão hoje me disse algo que chamou a minha atenção: eu odeio criticas, não gosto de ser corrigido, menos ainda de ter chamada a minha atenção pois gosto é de ser elogiado, disse ele.

É claro que não posso me esquecer de que ele só tem quatorze anos, é só uma criança.

Depois que ele foi se deitar eu fiquei pensando sobre para que servem mesmo os elogios senão para atrapalhar, prejudicar, tirar a concentração, o foco.

Se você está na fase de aprendizado e alguém te elogia, as chance de você acreditar que o pouco aprendido já é o suficiente, torna-se muito grande, pois qualquer palavra acaba trazendo comodismo e, acomodação.

É difícil pois, se foco em algo quando se tem a sensação de que aquilo está bom, normalmente é mais prático parar, já que alcançou o objeto, continuar aprendendo por quê?

Por outro lado, as criticas, essas sim. trazem coisas positivas quando somos criticados e, é aí que tão somente ficamos motivados, é quando vem a força e nos faz ficar de pé. A critica nos faz crescer, faz com que passemos a confiar mais em nós mesmos, nos dá força para lutar e provar que somos capazes, não para os críticos pois não temos o que mostrar e menos ainda provar a eles nem a ninguém o que é para nós mesmos.

Ser capaz ou não, está dentro de cada um e, se as criticas te desanimam, tiram suas forças, você tem falhado com a única pessoa que precisa provar algo, ou seja, a você mesmo.

Só o fraco abaixa a cabeça e fica triste com ela, porque quem é valente usa esse fato supostamente negativo e o transforma em positivo.

E enquanto o elogio sempre ilude os fracos e acomodados, a critica fortalece mais ainda os fortes.

PH SOUZA
Enviado por PH SOUZA em 29/09/2012
Código do texto: T3906747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.