PEDRAS DE TROPEÇO

Quando Carlos Drumond de Andrade expressou-se com o verso “no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”, ele tornava presente o momento em que estava vivendo. Alguma pedra o machucara ou o machucava.

Quem de nós não tem uma, duas, dez pedras no caminho? Uns mais, outros menos; o fato é que não podemos fugir desta realidade, porquanto somos humanos e limitados. E esta humanidade limitada nos leva a ter ou ser pedra de tropeço para alguém. Você é pedra de tropeço? Se você é, naturalmente você tem. Qual a sua pedra?

Se a tua pedra é o EGOÍSMO, lembra-te “que existe alegria maior em dar do que em receber”. Se a tua pedra é o ORGULHO, lembra-te “e aprende de mim que sou manso e humilde de coração”. Se a tua pedra é a VAIDADE, lembra-te “que nem Salomão se vestiu como nenhum dos lírios do campo”. Se a tua pedra é a PREOCUPAÇÃO, lembra-te “que a cada dia basta o seu cuidado”. Se a tua pedra é o TER, lembra-te “de que vale o homem ter o mundo inteiro, se vier a perder sua alma”. Se a tua pedra é o PODER, lembra-te “que os últimos serão os primeiros”. Se a tua pedra é o TEMPERAMENTO, lembra-te “que os mansos herdarão a terra”. Se a tua pedra é o COMODISMO, lembra-te “que o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Se a tua pedra é o RESSENTIMENTO, lembra-te “bem-aventurados os misericordiosos”. Se a tua pedra é o JULGAMENTO, lembra-te “que da maneira como julgares, serás julgado”. Se a tua pedra é a DESOBEDIÊNCIA, lembra-te “que Ele foi obediente até a morte”. Se a tua pedra é a AUTOSUFICIÊNCIA, lembra-te “que és pó e ao pó hás de tornar”. Se a tua pedra é a INCOERÊNCIA, lembra-te “que os fariseus diziam e não faziam”. Se a tua pedra é a MENTIRA, lembra-te “que a vossa palavra seja sim,sim; não,não”. Se a tua pedra é a IMPUREZA, lembra-te “que os puros de coração verão a Deus”. Se a tua pedra é a DISCÓRDIA, lembra-te “que os pacificadores serão chamados filhos de Deus”. Por fim, se a tua pedra de tropeço for o DESAMOR, lembra-te “que o Amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Que destes Entulhos e Estercos possamos retirar a matéria prima para o nosso crescimento Espiritual. Que estas pedras nos façam crescer na Fé, na Esperança e no Amor! Pedras de tropeço, pedras de conversão.

ALMacêdo

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 27/09/2012
Código do texto: T3904437
Classificação de conteúdo: seguro