Ler no Recanto é como garimpar ouro

Estou no recanto há dois anos. Regularmente acesso o site para leitura e eventualmente publico alguma colaboração.

Ler alguma coisa boa no recanto é como garimpar ouro em um veio já esgotado.

Como há pessoas medíocres! Como há pessoas ignorantes!

Considero o Recanto um lugar democrático, na acepção mais sórdida que essa palavra pode ter. Escreva qualquer porcaria que eventualmente alguém há de ler - ou acessar e olhar ao menos.

E para aqueles que sabem que seu texto é fraco, há sempre a opção de rejeitar os comentários. Ele só será publicado "mediante aprovação do autor".

E há também a opção de excluir o recantista de qualquer comentário!

Já passei por isso, quando fiz um comentário sobre um texto a respeito de política, que o autor não gostou e quando fui comentar outro texto dele, eu estava excluído! Nossa, nem dormi direito aquela noite...

E antes que falem alguma coisa: Sim, eu concordo que há pessoas que ultrapassam o limite do razoável. Eu mesmo já denunciei alguns textos que considerei inadequados ou ofensivos - e os responsáveis pelo Recanto concordaram com meus argumentos.

O que eu mais observo no Recanto: gente sem instrução mínima, que escreve incrivelmente errado. Cara, você está na tela de um computador, conectado à internet! Procure em qualquer dicionário online a palavra e a escreva corretamente! É tão difícil assim????

Mas o pior são os "fazedores de opinião". Aqueles que escrevem sobre assuntos que não tem o mínimo de conhecimento:

São cristãos falando mal do Islamismo.

São "heteros" falando contra os "homo".

São os evangélicos afirmando que Deus só conversa com eles.

Se você pretende fazer algum artigo, tenha pelo menos o cuidado de pesquisar sobre o assunto. De procurar ver todos os lados e ângulos possíveis.

Na maioria das vezes eu me divirto com as coisas que leio.

Mas às vezes eu me preocupo. Não com o que está escrito, e sim com quem pode ler aquilo. Há muita gente fraca das ideias e que acha que qualquer besteira escrita na internet é a verdade suprema.

E há aquelas pessoas que pensam que o Recanto é como um facebook ou twiter. Querem e anseiam por "seguidores". Escrevem elogios no texto mais raso jamais escrito e colocam um sutil "visite-me".

Meus caros, quero ser lido pelo que posso oferecer em termos literários e não para aumentar minha cota de "leituras".

Mas é melhor um Recanto do que nenhum.

No meio de trocentos ouros de tolo, sempre é possível encontrar uma pedra, por menor que seja, realmente preciosa. E é aí que você respira fundo e agradece.

E é essa garimpagem que vale a pena.

DIMAS ROCHA
Enviado por DIMAS ROCHA em 19/09/2012
Código do texto: T3890118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.