Como iniciar discurso e redação comercial
- Discurso-
Começar imediatamente no tema. Dispensar os cumprimentos aos componentes da mesa. O mestre de cerimônia já os qualificou e torna dispensável. Basta: Senhoras e Senhores, bom dia ou boa noite...e iniciar o assunto. É um desastre quando o orador se engana o nome da autoridade ou do cargo. Nunca use: digníssimo – supõe-se que todos são dignos senão não estariam ali. Nem ilustríssimo. Leia o que disse um professor conceituado de oratória: “ Acredito que não há necessidade de cumprimentar todos, até porque fica extremamente monótono e cansativo. Eu, como plateia, me chateio quando isso acontece por se tratar de uma informação que já foi data, e acho perda de tempo repetir. Cumprimentar a mesa de forma geral já seria suficiente. Hoje em dia as pessoas não têm muita paciência para formalidades exageradas. Tudo corre muito rápido e ninguém quer perder tempo. Informações que não agregam em nada devem ser retiradas do contexto.”
Muitos outros são da mesma opinião. Só mais uma: Não há necessidade de cada orador citar todas as autoridades já mencionadas pelo Mestre de Cerimônias. Com isso poupa-se o tempo do evento, tornando-o mais objetivo.
CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL
Início: Basta Senhor fulano de tal, nada de Prezado(ver o verdadeiro significado dessa palavra no dicionário0. Se, autoridade, Excelentíssimo Senhor, no caso de Prefeito Municipal (ver relação no Manual de Redação da Presidência da República, que todos deveria ter. É só tirar cópia na internet até a página 27 (o restante está desatualizado na parte gramatical).
Fechamento: Respeitosamente – para destinatário for de hierarquia superior;
Atenciosamente – destinatário igual ou inferior.
Não usar também clichês: por meio desta, aproveitando a oportunidade, protesto de estima e consideração, temos o prazer de, temos a honra de etc. etc.
Informação que são realmente necessárias. Ao escrever um texto técnico, devemos selecionar apenas – e apenas mesmo- as informações que são estritamente necessárias àquilo que se deseja transmitir. Assim: ter clareza sobre o que vamos escrever, listar informações, o que é importante, eliminar o que é supérfluo. Assim teremos uma visão geral do texto que iremos escrever.