A HISTÓRIA DO BRASIL; VERDADE OU MENTIRA?
Chagaspires
O descobrimento do Brasil; verdade ou mentira?
Contam alguns historiadores que o Brasil foi descoberto pelo grande navegador português Pedro Álvares Cabral.
Dizem outros que o tal do Pedro não era grande navegador, e que o Brasil já era conhecido por outros navegadores inclusive espanhóis, com outros nomes, como por exemplo, terra dos papagaios coloridos.
Os portugueses vieram apenas se apossar do que já era conhecido, e o rei de Portugal não deu nenhum valor ao descobridor, pois estava mais preocupado em descobrir um novo caminho marítimo para as Índias, e embrenhado na guerra contra os mouros que haviam tomado Constantinopla, impedindo os países da época de passarem para adquirirem especiarias e outras necessidades nas Índias.
Dizem algumas correntes que a divisão do mundo pelo tratado de Tordesilhas assinado por Portugal e Espanha as duas maiores potencias daqueles tempos, com o aval do Papa da igreja Católica; dividiam o mundo dos descobrimentos em dois; de um lado as terras descobertas pertenceriam a Portugal, do outro a Espanha.
Bem antes de Cabral aportar na baia que teve o nome de Cabrália, já havia rumores que o português Duarte Pacheco Pereira, grande nauta, esteve aqui no Brasil a mando de D. Manuel l, e que os espanhóis Vicente Pinzón e Diogo de Lepe, haviam estado em terras brasileiras, precisamente nas costas do Ceará e do cabo de Santo Agostinho em Pernambuco onde foi deixado alguns marcos.
Aquela estória das calmarias e das correntes marítimas são “estórias para boi dormir”, ou seja; pura mentira, contam alguns escritores.
Só depois de haver passado trinta anos do descobrimento foi que o rei de Portugal com o pais falido por tantos gastos errados, vislumbrou uma maneira de explorar a nova ilha, pois assim pensava que fosse, e ai tivemos uma grande exploração e não colonização.
As informações ficaram perdidas no tempo, cada historiador conta o feito a sua maneira.
Vamos comemorar 500 e tantos anos de descobrimento; em quem acreditar.
Nota: Texto baseado em conhecimentos antigos e de pesquisa na internet.