Ação Integrada de Fiscalização Urbana, em Curitiba
A AIFU significa Ação Integrada de Fiscalização Urbana. Reúne diversos órgãos públicos de polícia administrativa, bem como, de segurança pública, do Estado e do Município, que atua na verificação do cumprimento das posturas municipais e repressão da prática de ilícitos nos estabelecimentos comerciais, eventos e locais que potencialmente ofereçam risco ou que sejam geradores de transtorno social ou irradiadores de violência ou criminalidade.
A AIFU age sob as denúncias e/ou cumprindo agenda interna, definida sempre com responsabilidade técnica e sigilo. Existe há mais de 10 anos em Curitiba e é exemplo nacional de boa prática de prevenção em Segurança Pública.
Nas operações da AIFU não são realizadas somente meras verificações documentais do imóvel. Também há conferência de diversas posturas obrigatórias, tais como saídas de emergência, extintores, etc. Bem assim, há repressão ao tráfico de drogas, da exploração sexual e infantil. Os aspectos sanitários também são averiguados, tais como higiene das instalações, validade dos insumos para preparo dos alimentos, bem como das bebidas.
Estamos vivendo dias onde não é mais possível diferir a índole e ficha criminal somente pelo estereótipo ou classe social. O mesmo acontece com os estabelecimentos comerciais, a beleza do ambiente ou de seus frequentadores não significa que não existem descumprimentos da lei.
Alguns estabelecimentos foram autuados por apresntarem a latrina no mesmo local onde armazenavam e/ou manipulavam os pratos servidos à clientela, por absurdo. É preciso averiguação efetiva de todos os locais, indistintamente. Se o empresário é cumpridor das leis, seu estabelecimento e os frequentadores estarão livres de constrangimentos, serão apenas alvo de uma visita de rotina. Enfim, a lei e a operação não foram planejadas somente para os bairros periféricos e sim para todos, inclusive os de classe "A". Chega a todos os ambientes potencialmente geradores de risco e transtorno social e/ou legal.
Esse é o papel da AIFU, garantir que os estabelecimentos em funcionamento respeitem a lei e que neles os curitibanos possam ter um bom divertimento e lazer, com segurança e boas condições de sanidade.
Podem acontecer alguns embates quando da realização da operação integrada de fiscalização. Sendo você uma pessoa de bem num local visitado pela AIFU fique calmo, não fale alto, não faça movimentos bruscos ou suspeitos, não desrespeite os profissionais envolvidos no trabalho, pois, eles estão lá para protegê-lo, mas numa condição de estresse igual a sua.
O respeito é o que sustenta uma segurança pública capaz, bem como, a recíproca em relação às leis e aos que são responsáveis por garantir seu cumprimento.