Pêndulo do Macaco
O coração é o pêndulo universal dos ritmos.
(Raul Pompéia)
Certa empresa, com filiais em todo o Brasil, cingida de Certificação “ISO Noves Fora”, fechou uma artéria do Rio de Janeiro, para fazer uma entrega. Quem conhece a cidade, pode imaginar a dimensão de um trânsito retido do túnel Santa Bárbara até Botafogo, local de recebimento da mercadoria, vinda de Sampa.
Recursos para a Tarefa
01 caminhão de içamento
01 caminhão de logística
01 Macaco hidráulico
01 Guindaste
08 Funcionários
Içamentos
1ª vez
O produto precisava ser colocado no terceiro andar do prédio. Na vez primeira não foi possível, porque o tamanho da embalagem era maior do que o vão disponível para recebê-lo.
2ª vez
Problemas. Embora tenham tirado parte da embalagem, mesmo assim não foi possível colocar a mercadoria porque o espaço continuou não dando.
Não sendo bem sucedidos, na primeira tentativa, previram uma maior demanda de tempo, optando por obstruir apenas três quartos da rua. Viu, um pouco de esforço e conseguiram uma economia de espaço de 25 porcento?
3ª vez
O engradado que compunha a embalagem, foi extraído. O içamento ficou tipo um pêndulo à deriva, balançando inadequadamente e sem ritmo de um lado para outro. Quando os profissionais amarraram dessa vez, esqueceram de colocar as correias em distâncias simétricas em relação à caixa.
Por milagre ninguém se acidentou. Numa tentativa, diria eu, de desespero, o produto pôde ser içado e colocado no lugar. Parte da embalagem foi destruída. As amarras assimetricamente descompensadas, fizeram romper um dos lados da caixa. Ufa! Que susto!
Infelizmente, o site dessa empresa diz que visa uma orientação para o sistema de gestão de qualidade. Verifica a consistência de seus processos, objetivando aumentar sua competitividade e com isso assegurar a satisfação de seus clientes.
-- Me engana que eu gosto!
Perguntei a um funcionário se era sempre um parto, a entrega de certos produtos para sua empresa. A resposta foi:
-- Seu Gilberto, a outra firma, coloca qualquer coisa nesse edifício em menos de 10 minutos.
-- E como conseguem isso? – perguntei.
-- Nâo fecham a rua. Usam somente 50 porcento do espaço. A embalagem é produzida de acordo com o tamanho do vão. Cada produto a ser içado vem com um manual feito especificamente para aquela operação. Uma pequena equipe, em um único içamento assegura o cumprimento de um trabalho bem profissional.
Recursos para a Tarefa
01 caminhão de içamento
01 Macaco hidráulico
01 Guindaste
04 Funcionários
Quando uma companhia, não planeja as tarefas e as aperfeiçoa de acordo com o aumento do volume dos negócios, juntamente com as tendências do mercado, o retrabalho poderá inflar os custos, impedindo o cumprimento de metas não tão difíceis de alcançar.
Normalmente as empresas fazem ligações interurbanas, para buscarem informações, que poderiam ser obtidas facilmente por email. Aliás, não poucas vezes, a organização telefona e depois precisa postar a mensagem. Parece mesmo que deseja contrariar a grande idéia do estudo do movimento e tempo. A frase preferida dessas firmas deve ser: Tempo é Dinheiro... perdido por nós.
A incorreta competência de gestão, levou os atores a realizar as tarefas a reboque, começando uma corrida da chegada para o início. É como coçar a orelha com o pé.
Você pode perguntar:
Que produto foi içado?
Caixa Forte do Tio Patinhas?
Entulho reciclado da linha 4, do metrô de São Paulo, feito em grandes blocos para construção de um Pão de Açúcar em Niterói?
Essas empresas de logística, inventam cada coisa. Um monte de equipamento e um pelotão de empregados com a finalidade única de içar um caixote! Porque não aproveita que o King Kong, encerrou as filmagens, contratado-o para fazer esse tipo de serviço?
O produto içado, foi um equipamento de Raio X.
Da maneira que a companhia de logística fazia o trabalho, tenho a impressão que o King Kong, leva mais jeito. Afinal, o preço da banana ainda compensa!
Para não deixar KK, desempregado, fundarei a empresa “ecologistica” Pêndulo do Macaco.