Avaliando
No meio século de vida transcorrido por este aprendiz de ser humano na face deste belo planeta, pode se dizer que, apesar das inúmeras dificuldades encontradas, na maioria das vezes se deu por satisfatórias suas ações e decisões.
Mas, atualmente o citado indivíduo vem passando por um período conturbado, pensando em muitas ocasiões que não conseguira forças suficientes para transpor os obstáculos vislumbrados a sua frente. Como são tarefas únicas e exclusivas desta criatura e a mesma sabedora da importância de jamais fraquejar, perante aos que nele depositaram tantas esperanças, lutará até ver suas últimas energias se acabando, mas em tempo algum entregará os pontos. Na estrada percorrida até aqui pela criatura em tese, não foram poucos os momentos em que esteve praticamente caído e conseguiu levantar, olhar em frente e perceber a importância de não se abater jamais. Nestes momentos de fraqueza quando já se sentindo quase derrotado, sempre vêm em sua mente várias frases ouvidas e armazenadas em seu cofre cerebral, nas inúmeras palestras assistidas em sua maioria nos Centros Espíritas, que fazem renovar a vontade férrea de prosseguir. Uma delas diz mais ou menos assim: Quando á estiver se sentindo no fundo do posso, por favor, pare de cavar e faça tudo para voltar e consertar e erro cometido.
Mas de todas a que mais impressionou a esta persistente e teimosa cria divina, foi atribuída a um cubano, que diz assim: O homem não é somente corpo e espírito, mas também história, e é pensando justamente em fazer sua história, mesmo que seja depois conhecida apenas por ela e sua pequena família, que jamais entregará e persistirá até conseguir sua almejada vitória. Vão tentar muito ainda derrubá-lo, mas não terão o prazer de conseguir. Pois, se existe incrustada em sua carcaça algo que o faz mover sempre para frente é a persistência e uma vontade alucinante de vencer, vencer e vencer.