NINGUÉM GOSTA DELE

“NINGUÉM GOSTA DELE”

Muitos já ouviram esta afirmação azeda, radical e preconceituosa em relação a outrem. Principalmente quando quem a levanta, pode ser alguém que seja bastante politiqueiro e não se ajusta aos limites e respeitos humanos.

Não aceito tal afirmação gratuitamente e ainda respondo-a com todo prazer, uma vez que a malfadada afirmação, para mim é destituída de razão, de afeto, de tolerância, de solidariedade e de amor ao próximo. Além do mais, muitas vezes, vem carregada de toneladas de inveja direcionada contra alguém que o invejoso gostaria de ter o que o outro tem, fazer o que o outro faz e ser o que o outro é, mas infelizmente não consegue!

Primeiramente devemos pensar que tal assertiva não é verdade, porque há sempre alguém que gosta desse suposto alguém – mesmo sendo considerado por muitos como “persona non grata”, mesmo que esse alguém seja desfeiteado por qualquer círculo de amigos ou por um grupo qualquer. Há sempre alguém que o considera e não o rejeita. Há sempre alguém que vê além das aparências e não se deixa levar pelo comando social ou pela mentalidade de grupo pessimista ou de cartel maldoso, com ideologias fajutas, populistas e preconceituosas!

Podemos pensar também que há sempre algo de bom e de útil que alguém possa fazer ou ser em relação às pessoas, às coisas e a tudo ao seu redor, demonstrando sua utilidade, valor e aceitação.

Ainda podemos pensar que é preciso questionar para requerer dos que assim pensam, o seguinte: em que ponto, em que idéia, em que filosofia o grupo, cidade, rua ou região não gosta desse “alguém”? Em que aspecto? Em que área? Ninguém é completamente inútil que não tenha sequer uma “torcida” a seu favor ou incompetência completa a ponto de não merecer sequer um elogio!

Aliás, aqueles que espalham esse tal boato de “Ninguém gosta dele!” são queridos em todos os pontos e questões em relação às demais pessoas? Por acaso todas (eu disse todas) as demais pessoas os prezam? Elas os aprovam em todos os aspectos? Nem mesmo Cristo agradou (e nem agrada!) a todos! Há sempre alguém com idéias contrárias aos seus ensinos a até malignas! (Ah! Já ia me esquecendo: toda idéia que rechaça alguém tem origem na mente infernal do Diabo! Ele quer sempre ver as pessoas derrotadas e sempre dá “uma ajudazinha” com frases feitas como a que encima o título deste artigo).

É possível que muitos (não todos!), não gostem do “pidão”, pois este “adora pedir” tudo que vê pela frente, mas mesmo assim a gente deve prezá-lo e ajudá-lo no que estiver ao nosso alcance!

É provável que outros tantos não gostem do “bisbilhoteiro”, que aprecia estar a par das notícias, em sua curiosidade aguda em relação às intimidades e ações da vida alheia. Mas sempre haverá quem tenha paciência para alertar o bisbilhoteiro!

É mais do que sabido que um número sem contas não gostam do “caloteiro”, que vive da esperteza, sempre querendo “dar o golpe do baú”, nos menos avisados. E isso é terrível! Há leis em nosso país que penalizam este tipo de gente! Leis mais severas que a língua dos paroleiros que apreciam espalhar a má fama do coitado do caloteiro! Acham mais difícil tentar ajudá-los! (Ah! Já sei! É que muitos, enraivecidos, já foram enganados pelos caloteiros e o que mais querem é vê-los em enrascadas seríssimas ou, no mínimo, punidos pela rejeição dos demais e pela impopularidade!)

É bem real que uma boa quantidade de pessoas não gostam do “mau pagador”, aqueles que são “vacinados contra pagamento”, porque entendem que um dia ficarão ricos com o dinheiro ou os bens que não são seus, mas se esquecem de que o mau caratismo não vai adiante!

É possível que uma porção maior não goste do “fofoqueiro”, o linguarudo que joga conversa fora sobre a vida e os atos alheios sem serem autorizados e ainda mais, quando se trata de coisas pessoais, íntimas e que nem foram comprovadas ou publicadas por quem de direito!

Em sendo assim, devemos sempre levar em consideração que há um ALGUÉM que nos aceita errados e rejeitados pelos homens (não por todos, lembrem-se!) e que nos aceita na condição em que estivermos!

Fica evidente, portanto, que a afirmação do cabeçalho deste artigo é toda desprovida de razão e não pode ser levada em conta. Só os insanos dizem uma asneira desta! Gente que não sabe enxergar virtudes nos outros e que tem tremendo prazer de “afundar” moral e socialmente o seu semelhante ! Só gente que tem rancor no coração é que diz isso ! Só gente que valoriza as coisas, o materialismo e o capitalismo acima das pessoas e dos gestos humanos é que levanta esta questão, na intenção de sempre “pichar” o nome e o pouco de moral que restam e que são inerentes às pessoas. Gente que de cristão só tem a casca, nem o nome!

Muniz Freire, 12 de julho de 2.003

Fernandinho do forum