Carnaval alegria e atenção dos pais 

     O carnaval é uma festa da alegria e desta maneira deve ser vivida intensamente este dias É um momento de descontração onde todos querem de alguma forma extravasar sua felicidade. No entanto, a sociedade assimilou que alegria deve vir regada de bebidas e drogas. Isto é, para estar alegre, para divertir e brincar carnaval é preciso estar sobre efeito de alguma substancia química (drogas) e assim, os traficantes aproveitam este período para repassar e vender drogas. Como os comerciantes preparam-se para as festas natalinas e datas comemorativas para ganharem mais, assim também os traficantes se preparam para este período. 

     Uma das conseqüências da bebida e do uso de drogas está relacionada aos acidentes de carro. Uma pesquisa recente mostrou que a grande maioria dos jovens que pegam o volante dirige sobre efeitos de bebidas e quando não dirigem pegam carona com pessoas sobre efeito, este é um dado alarmante por sabermos que bebidas e drogas não combinam com direção. 

     Também o carnaval é um período que muitos adolescentes iniciam na drogas, pelo estado de euforia bem como a facilidade de adquirir-las. Como conseqüência muitos acaba se tornando dependentes e outros sofrendo como conseqüências gravidez precoce, adquirindo Aids e por ai afora. 

     Nós pais precisamos estar atentos nestes dias, acompanharmos os filhos, sabendo o que estão fazendo, como estão se divertindo. Estarmos atentos quais as companhias que estão andando. Muitas vezes não temos como acompanha-los, mas é fundamental sempre procuramos deixa-los com pessoa a qual julgamos ser responsável. Não podemos esquecer que nós pais somos os responsáveis diretos pelos filhos e assim, devemos comportar para evitar que, com o carnaval pode iniciar uma história de sofrimentos e dor que irá atingir a família como um todo 

     Por outro lado, temos as instituições como Conselho Tutelar, Policia Militar, Civil e outras entidades responsáveis para dar suporte à família e assim, estas entidades devem ser sempre acionadas pelos pais, ou por qualquer cidadão quando necessário. Precisamos auxiliá-las com nossas informações, mas também cobrar deles sua eficiência e, sobretudo neste período em que é propicio o consumo pelo comercio ilegal de drogas como também a venda de bebidas alcoólicas para menores. 

     Nós enquanto sociedade não podemos manter-se indiferente, omissos quanto aos acontecimentos. É necessário que todos nos unamos e assim possamos colaborar auxiliando estas instituições com denuncias quando vermos adolescentes se drogando ou percebermos que há situações de riscos publico. É necessários que neste período de carnaval toda a sociedade se une para que possamos divertir participando da alegria do carnaval com menos drogas e que o carnaval não venha ter como resultados para tantas famílias lagrimas que podem acompanhar pelo resto da vida.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 17/02/2007
Código do texto: T384340