Marketing de Rainha

Do justo não aparta os seus olhos; antes com os reis no trono os faz sentar para sempre, e assim são exaltados. (Job 36:7)

Não sou a primeira nem a segunda pessoa a dizer que o filme “A Lista de Schindler”, é uma aula de vendas. Salvo alguma falha cronológica de memória, tem mais de uma vintena de meses que o importante palestrante Mario Persona, já chegara a essa conclusão. Ele foi mais além, levando essa película a dar nome a uma das suas mais famosas palestras.

Quando assisti ao filme do Mario Persona, ou melhor, que ele indicou, meditei inclusive no critério de vender de Schindler, onde transformações são feitas em sua personalidade. Antes o homem só pensava em ter lucro, enriquecer e para tanto, usava de sua muita influência junto à sociedade de modo a tirar extrema vantagem; Depois, Schindler abraçou a ética e o amor ao ser humano em grande profundidade. Não tem um judeu que não seja grato por esse belíssimo homem ter existido. Parecia mesmo, um imitador de Cristo.

Acabei de ver “A Rainha” e, olha: dessa vez aprendi sobre:

Política

Vendas

Marketing

Sentimento

Humildade

Liderança

O Filme

Política

Gabinete da Rainha

Recebido com a protocolar amabilidade glacial da rainha, o primeiro ministro Tonico, preocupado em respeitar a monarca, vestindo-se de um comportamento medieval, em uma formalidade que distancia anos luz, um ser humano de outro, despediu-se da soberana.

Vendas

Discurso

O Ministro eleito estava preparando o discurso, quando faleceu Ariana, uma princesa muito amada por sua grande quantidade de obras assistenciais. Uma moção “post mortem” beirando a mais delicada poesia foi conferida, àquela que era bendita do povo. O retorno imediato foi um incremento interestelar da popularidade de Tonico.

Marketing

Jipe

É normal nesse filme, a exibição de Betinha passeando no forte e muito resistente Stand Over, ela própria ao volante. Carrão! Valeu! Quem sabe?...

Sentimento

Enquanto passeava sozinha, a Primeira Dama Plus, envolta em um turbilhão de tristeza, examinou o mimo de um lindo alce. Lágrimas lavaram seus olhos azuis e a delicadeza do mavioso bicho revigorara, o estado emocional da rainha, enchendo sua alma da necessária paz.

Humildade

Por diversas vezes, Tonico, fizera contatos com Betinha Segunda. Tratado como servo, com direito inclusive a sino de chamar lacaio para retirá-lo do aposento da Mulher Máxima, suportou inteligentemente essas humilhações. Sempre era frisado o fato de seu mandato ser passageiro e o da Bonitona perene. Fazer o que?

Liderança

Dessa vez, o gabinete da Hiper Senhora, assemelhava-se a um iglu, tão gélido estava sendo feito o tratamento ao décimo primeiro ministro da terra dos Hooligan. Tonico manteve seu sorriso. Todas as sugestões dadas a Senhora da Coroa, com o tempo e a perseverança foram aprovadas e postas em prática.

Em uma brutal quebra de protocolo, Sua Majestade, num gesto de confiança e amizade convidara o melhor conselheiro que já tivera, para passear no jardim do Palácio de Bucks.

Se após atentar para este artigo e assistir ao filme de Stephen Frears, nenhuma idéia surgir para melhorar seus negócios, posso ser franco contigo?

-- Estarás desprezando o Marketing da Rainha.

Gilberto Landim
Enviado por Gilberto Landim em 16/02/2007
Código do texto: T383453