NINGUÉM É IGUAL

NINGUÉM É IGUAL

Deus é criativo. Dentro de sua Singularidade Ele nos faz cada um diferentes. Alguém já se pronunciou dizendo que “cada pessoa é um universo desconhecido por si mesmo ou um mundo a ser explorado!”.

Ninguém é igual a ninguém. Deus preserva a nossa individualidade. Cada pessoa tem a sua maneira de ser, dependendo da sua estrutura, calor próprio, tendências, forma, temperatura física dentro e fora de si, temperamentos diversos, estilos, cultura, conteúdo do que já aprendeu e ações diferentes sem nunca repeti-las. Até mesmo os gêmeos não são iguais! Dizem os entendidos do assunto, que só há, em nosso universo, uma qualidade de gêmeos que são iguais apenas num aspecto fisiológico: na impressão digital. Todos somos mesmo diferenciados.

Ninguém pode obrigar o outro a fazer ou falar como ele faz ou fala. Quando isso acontece, é sabido que alguém está anulando a personalidade do outro. Ter que passar no rastro de outro, no mesmo lugar, pensar, falar e comungar as mesmas coisas do outro é difícil, enfadonho e prejudicial para uma personalidade em formação ou já formada.

No mundo das laranjas, por exemplo, há mais de setecentas (700) espécies. Todas diferentes umas das outras! Na própria natureza se vê a individualidade das criações de Deus e a criatividade do Criador.

A laranja é poliembriônica - dizem os hortifrutigranjeiros! Existe nela, mais de um embrião, ou seja, numa só semente pode brotar até 14 mudas de laranja. Cada uma com suas características próprias.

As laranjas mais doces são as que são mais altas, mais próximas do sol.

Moral da História: Se ninguém é igual, não se pode cobrar tanto do outro, nem querer que o outro pense como a gente pensa igualzinho. Nem que faça o que a gente faz! Também não se pode exigir que o outro seja aquilo que a gente pretende ser! Todos têm capacidade, formação e conteúdo diferente um do outro. Daí porque devemos admirar o outro e aproveitarmos o valor do outro em seu jeito de ser e forma de agir.

Muniz Freire, junho de 1.996.

Fernandinho do fórum

Leia também, na página 1 o artigo "Diferenças"