Drogas, um tratamento complexo
É comum uma pessoa que adquiriu a dependência química estar de fronte a dois problemas sérios e que precisam ser resolvidos. Um deles é trabalhar a questão biológica e psicológica refente a dependência, outra é trabalhar os benefícios que induzem o usuário a fazer uso das droga e que servem como plano de fundo ou mecanismo de auto manipulação.
Penso que muitos destes mecanismos acontecem de forma inconsciente que ocorrem pela falta de conscientização, ignorância ou mesmo pela falta de coragem para enfrenta-lo para a superação destes benefícios.
Quando o usuário torna-se dependente seu organismo como um todo sente falta da droga e assim ha necessidade de suprir buscando-a. Esta pessoa esta envolvida por toda ansiedade, compulsividade provocada seja pela dependência física ou psicológica. Quando este está sob efeito torna-se totalmente submisso a ela e devido sua alteração de consciência entra num estado de desequilíbrio mental tamanha que somente deixará de usar quando estiver totalmente entregue fisicamente, isto é comum no caso do álcool.
É comum também os usuários abusivos ou dependentes buscarem superações de dificuldades emocionais e/ou atingirem benefícios, sendo assim, as drogas são estimuladores e servem também como plano de fundo para expressar a sombra, o sentimento de angustia reprimida que a pessoa esteja vivendo.
Pessoalmente, acredito que para o psicanalista trabalhar a pessoa sobre efeito isto colabora para que este paciente abre seus sentimentos. É comum quando conversamos com pessoas sobre efeito serem mais explicita seus problemas, sendo assim, pode-se colher mais elementos para descobrir quais são as questões emocionais que os envolvem, quais são as angustias existenciais ou mesmo quais são os complexos de inferioridade ou de superioridade existente e que podem ser trabalhados posteriormente, porem, acredito que exija grande habilidade e profissionalismo do psicanalista para não se envolver emocionalmente e conseguir filtrar todas as informações.
Por outro lado, este processo de trabalho psicanalitico também ocorre quando o paciente esta envolvido num tratamento espontaneamente, pois, todo estes elementos necessário para ajuda-lo na superação da dependência acontece sem a interferência de drogas, pois, o desejo de tratar-se somando se ao crescimento espiritual possibilita que o analisado expõe todos os benefícios que de uma certa forma busca nas drogas compensações, de tal maneira que pela sobriedade possa haver diálogos entre o analista e o analisando.
O êxito no tratamento ocorre quando consegue-se ajudar o dependente químico desassociar a doença biológica adquirida dos benefícios ou motivadores psicológicos que gera o consumo de drogas, pois assim pode trabalhar de forma individual estas duas dimensões da dependência química para seu crescimento de individuação.