VOCÊ SABE DO QUE ESTÁ FALANDO?

O que os homens inventaram sobre Deus, Sr. Fernando Bastos?

Ora, toda a percepção da realidade na qual o homem se encontra inserido é limitada aos recursos retóricos, lingüísticos e de representação disponível – o homem só conhece de fato aquilo que ele mesmo criou, vá ler Vico – e é pouco provável que a visão do homem da antiguidade chegasse até nós em termos de antropologia, psicologia analítica, filosofia ou coisa do tipo pois não era esse, Sr. Fernando Bastos, o ferramental disponível na aurora da raça humana.E ainda assim todos os grandes símbolos, todos os arquétipos que acabam por ser aspectos de nossa psique, já estavam bem presentes e de algum modo a percepção mítica ou lúdica desses mesmos símbolos e arquétipos resistiu aos séculos – e a sua percepção mirrada de Deus não há de ser outra coisa.

A sua dificuldade para lidar com o mito para além das noções de senso comum revela-se irredutível e o Sr. acaba, em decorrência disso talvez, sendo um títere dessas sombras que povoam seu subconsciente – o que deveria ser um aspecto em equilíbrio com os demais assume o tirânico cetro das percepções equivocadas e o conduz a seu bel-prazer pelos seus (como diria Harold Bloom ) erros necessários.

Damned
Enviado por Damned em 10/08/2012
Código do texto: T3823208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.