Redirecionando a vida

A vida tem tudo para ser uma grande festa ao invés de um palco repleto de tragédias e sofrimentos de toda espécie. Acontece que a grande festa já é uma realidade. Na verdade sempre foi uma realidade. Isto porque o homem veio ao mundo para desfrutá-lo, dominando as situações adversas e transformando-as em elixires ao seu desenvolvimento. A grande realidade se resume em ser feliz, em ser aquilo para que fomos criados. Viver em comunhão de bem com o semelhante, dividir as bênçãos, compartilhar de tudo que existe no mundo de Deus, amar incondicionalmente, cumprir as leis divinas em que, a mais importante, amar o próximo como a ti mesmo seja o alimento da alma, são os requisitos básicos do bom viver. Acontece que não podemos fazer disto um código de moral para ser seguido pelos privilegiados que compreenderam Deus enquanto a maioria, na senda do mal, faz do mundo uma arena de egoísmo. Somo todos filhos de Deus, com as mesmas características, o mesmo molde, a mesma formação espiritual e a mesma origem. O mais importante é viver a felicidade; o mundo perfeito criado por Deus já existe dentro de cada um de nós. Se possuímos a partícula Divina isto quer dizer que somos parte dele, que somos herdeiros, que somos Deus na essência. Tornar-se o filho pródigo é deixar o lar de alegria, riqueza e vida abundante que já existem na casa do Pai. Não é preciso correr desesperadamente em busca de coisas que já possuímos em abundância. Basta abrir os olhos e enxergar como a vida é preciosa, completa e aconchegante. É da insatisfação exagerada que nascem todos os sofrimentos. Satisfação e insatisfação precisam andar de mãos dadas porque assim crescemos conscientes da nossa qualidade em vez de da nossa carência.

O homem possui, diferentemente de todos os outros seres, uma mente que raciocina com inteligência. Tudo que pensamos como tudo que falamos pode tornar-se realidade. A chave para uma vida harmoniosa, livre de desgraças inesperadas consiste em utilizar devidamente esses dois atributos exclusivos do ser humano. Não apenas a própria pessoa de mente errada acaba atingida por sua negligência, mas todo um universo ao seu redor. Tudo é criado pela mente, o mundo em que vivemos, o universo infinito, enfim tudo que está dentro e além do imaginável teve origem em uma ideia. A mente é propulsora da palavra e esta do ato em si. Vê-se que a mente então é a origem de todas as coisas. O impressionante é quão poucas pessoas dão importância a este fato ou não dão a ele a importância que merece. Falar mal de si mesmo, das outras pessoas, maldizer o tempo, queixar-se pelas mínimas coisas, lamuriar-se, proferir pragas ou xingamentos, tudo irá repercutir negativamente no conjunto dos acontecimentos e vai resultar num destino infeliz. O homem é, na verdade, a soma dos seus pensamentos e de suas palavras. É preciso um cuidado extremo e permanente com essas ferramentas, pois sua influência na vida é decisiva, tanto para o crescimento como para a destruição, se assim permitirmos.

Existe arraigada no pensamento da maioria, a crença de que o tempo e o clima são fenômenos da grande natureza e que independe do homem o seu controle e de suas manifestações. Longe disso. É óbvio que as mudanças cósmicas cíclicas e todas as consequências advindas desse processo independem da vontade humana. O que podem ser controlados ou evitados são os efeitos das calamidades que se abatem sobre determinadas regiões onde há pessoas; elas são produzidas pelo pensamento da maioria. Pensamentos de insatisfaço, de queixas, lamúrias contra o clima, ira, tristeza, vingança, medo e outros destrutivos. Esses pensamentos, quando traduzidos em palavras, maculam o mundo espiritual e é isto que produz todas as calamidades humanas. Por aí já podemos ter uma noção do poder do pensamento e da palavra sobre todas as coisas. O mundo estará próximo de ser o paraíso quando todas as pessoas emitirem não mais do que palavras positivas, palavras de ânimo, esperança, alegria e gratidão pelas bênçãos de Deus. Resultado de uma mente esclarecida e verdadeiramente educada. Pode causar a impressão de ser uma Utopia tal afirmação. Isto prova a situação do mundo atual. Mas se a compararmos com o que éramos há quinhentos ou há mil anos constatamos que houve uma mudança extraordinária no comportamento do homem sobre a face da Terra. Houve uma evolução que está ainda longe de ser a ideal, mas que faz parte da evolução de todas as coisas.

Deus não criou o pecado, mas o homem peca por ignorância da magnificência do amor de Deus. Ele não castiga, Ele não pune, Ele não se vinga. Esses sentimentos são próprios da estreiteza mental do ser humano. Ter um pensamento igual ao de Deus é admitir a existência do amor como ferramenta fundamental para a vida. Nosso destino já está traçado. Mas não é aquele destino que está a nossa espera como uma caixinha de surpresa, pronta desde o começo da humanidade. Estamos moldando, preparando, consumando o nosso destino a cada minuto da nossa vida com os nossos pensamentos e os nossos atos. O amor já existe, o amor já é uma realidade, assim como a festa da vida. Sem amarmos a nós mesmos não saberemos jamais o que é o verdadeiro amor, pois ele nasce da conscientização. Há pessoas que transformam suas vidas em verdadeiro inferno porque não se amam; possuem auto aversão. Por isso, para elas o mundo é um palco de sofrimentos. Por aí já se vê a importância do pensamento positivo para uma vida plena de harmonia interior. Até os céus se enfurecem quando estamos tristes e pessimistas. Imagina o que esse comportamento não faz com a nossa saúde e, por extensão, com o nosso destino. O homem colhe aquilo que planta dentro de si. Então não há outra forma de mudar para melhor o destino do que se analisar e perceber quais são os pontos dentro da gente que precisam de um redirecionamento. Se mudarmos, o mundo muda junto conosco.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 09/08/2012
Código do texto: T3821963
Classificação de conteúdo: seguro