"ME AJUDA Aí, PÔ!!!"
O que é o inventor? Diz o léxico: é aquele que inventa, descobre... O nosso Brasil é um país de inventores, principalmente de leis “rígidas”.
Inventaram uma lei sobre o uso do BAFÕMETRO para impedir que os condutores de veículos dirigissem embriagados cujas consequências já sabemos, mas não são obrigados a fazer o teste. Inventou-se legislação que possibilita as pessoas inquiridas, o direito da recusa de qualquer pronunciamento, com o seguinte “slogan”: “SÓ DECLARO EM JUÍZO”, como dizia a personagem “Zé Bonitinho”: “e Zé fini!...”. Ironizando ao francês; é óbvio que muitos jovens leitores não o conhecem. Criaram uma lei delegando poderes às autoridades policiais distritais estabelecer valores a multas relativas a acidentes de veículos, de acordo com as agravantes. Não vou nem analisar o mérito da questão. E, finalizando, criaram um negócio denominado de CPI, com inúmeras Comissões numa tentativa de apurar: “Sei lá, parece que não sei!...”. Nessas CPI’s, os nobres legisladores se inflamam e na maioria das vezes partem para “os finalmentes, deixando de lado os entretantos e considerandos” como dizia o famoso Coronel Odorico Paraguaçu, no seriado “O Bem Amado”. Através de linguagem chula ou inadequada vociferam numa tentativa de impressionar a opinião pública em relação à força do “poder”, lembrando o nosso poderoso “HE-MAN”.
Como diziam mais uma personagem da TV: “Eu só queria entender!...” bem como o nosso “filósofo contemporâneo”: “Me ajuda aí, pô!...” - Tchau!...