UM CARNAVAL COM SEGURANÇA

UM CARNAVAL COM SEGURANÇA

O assunto mais badalado nos dias atuais é a insegurança. Fatos tristes e lamentáveis fazem o ciclo carnavalesco pegar fogo. Para se ter um carnaval tranqüilo, e preciso brincar com responsabilidade e prudência. Para aqueles que vão viajar lembrem-se de que sua defesa pode ser um amigo, ou seu vizinho. No feriadão se possível siga os seguintes passos: Procure conhecer seus vizinhos e seus hábitos; Comunique-se. Forme uma rede de vigilância com a sua vizinhança; Durante a sua ausência, seu vizinho é a sua segurança mais próxima. Comunique-se com ele quando for viajar e solicite o seu apoio. Preste bem atenção ao movimento nas imediações de sua rua. Percebendo a presença de pessoa ou veículo estranho e em atitudes suspeita, informe a Polícia Militar. O CIOPS (Centro Integrado de Operações e Proteção a Segurança) e (ou) as delegacias de plantão. O telefone é o mais conhecido da população o (190). Você conta ainda com o Sistema Integrado de Suporte às Operações de Segurança SI-SOS - O CIOPS dispõe de um sistema informatizado de atendimento ao usuário e despacho de ocorrências, chamado SI-SOS (Sistema Integrado de Operações policiais). O SI-SOS realiza primeiramente o atendimento das chamadas através da digitação das informações relativas à ocorrência. São 23 telefonistas para a realização desta tarefa, por turno.

Se a população necessita de um apoio seguro não passe trotes, ele é prejudicial e quem está precisando de atendimento urgente pode ser prejudicado. Dizem que o homem prevenido vale por dois, então se previna assim: Use o kit de segurança recomendado pelas autoridades policiais: KIT DE SEGURANÇA (O que você deve carregar na carteira). Documento de Identidade: fotocópia, pois a lei não exige o porte do original; CPF: é possível não andar com ele na carteira, pois o número já consta no documento de identidade; Título de Eleitor: só use durante o período de eleições; Documentos do veículo: não portar os originais, e sim fotocópias autenticadas pelo DETRAN ou CIRETRAN; Carteira de motorista: a carteira nova pode inclusive ser utilizada em substituição ao Documento de identidade; Cartão de crédito: carregue apenas um (o necessário). Guarde-o fora da carteira, escondido; Cartão de banco: É preferível andar sem ele ou escondido fora da carteira; Cheque: em caso de extravio ou roubo, suste-o imediatamente. Ao passá-lo para terceiros, escreva com bastante força, evitando adulterações com a retirada da primeira película de papel. Cruze todos os cheques que você emitir, pois permitirá verificar posteriormente quem os sacou. Se vai se ausentar da cidade cuidado, muito cuidado e antes de viajar verifique: Faça revisão geral em seu veículo; Faróis, Luzes, Pneus, Estepes, Freios, Suspensão, Combustível, Óleo, Documentos, Limpadores de pára-brisas e tudo mais que seja necessário e possível; lembre-se: Lugar de criança é no banco traseiro! Use sempre o cinto de segurança! Ao deixar sua residência verifique se as portas, janelas e portões estão trancados; Se os registros de água e de gás estão fechados; Se os cinzeiros estão sem cigarros acesos e as churrasqueiras sem brasa; Objetos e ferramentas, tais como: escadas, tamboretes, marretas, etc, deixados à vista, facilitam o arrombamento; Cortinas e persianas completamente fechadas, luzes acesas durante o dia e a noite e caixas de correios cheios de correspondências, são indicativos de morador ausente; Peça ao seu vizinho, para recolher os jornais e as correspondências. A Polícia quer que você aproveite bem sua viagem.

E está vigilante nas estradas, nas praias e no campo. Ela pode muito, mas não pode tudo. Por isso, faça também a sua parte. E se você quer tornar seu carnaval mais seguro observe os seguintes quesitos no decorrer da viagem: Dirija com segurança, respeitando a sinalização, o policiamento e os outros motoristas; Deixe o acostamento sempre livre para os veículos salva-vidas: Ambulâncias, Bombeiros e Polícia Rodoviária; Nunca faça ultrapassagem pela direita ou pelo acostamento; No caso de algum problema mecânico ou elétrico, pneu furado ou acidente, procure remover o veículo da pista e acenda o pisca-alerta; Dirija com maior cuidado na chuva e na neblina. Nesses casos, acenda os faróis baixos; Mantenha distância do veículo que vai à sua frente; Jamais ande com o pisca-alerta ligado; Respeite os limites de velocidade; Respeite a Natureza e tenha um carnaval feliz. Outras informações procure no site: http://www.seguranca.ce.gov.br/ciops.jsp É A SEGURANÇA ZELANDO POR VOCÊ!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 14/02/2007
Código do texto: T381271
Classificação de conteúdo: seguro