O PORTAL DA METRÓPOLE
Sérgio Martins Pandolfo*
Estivemos nesse final de semana visitando a porção já concluída do Portal da Amazônia e ficamos deveras entusiasmado com o que vimos. Belém que há muito é conhecida como a Metrópole da Amazônia e porta principal de entrada do setentrião amazônico, vinha há alguns anos perdendo gradativamente tal situação, mas agora, com essa obra monumental que põe a cidade de frente para seu rio mais conhecido e cantado, o Guamá, para o qual desde os primórdios lhe virara as costas, volta aos bons tempos de glória e quando concluído esse complexo, a ser aligado ao sistema viário do BRT e à prolongação da av. João Paulo II, terá mitigado, sobremaneira, o angustiante problema da saturação de veículos nas suas vias de tráfego com o consequente e quase permanente engarrafamento. Sérgio Martins Pandolfo*
O projeto está belo, bem feito e bem acabado e Belém resplandecerá na sua nova orla guajarino-guamaense, que será o remate da barra da saia de nossa Belém faceira, cheirando a patchuli como a queremos para sempre, tirando-a da lama pútrida e das palafitas que a enfeavam e enfiavam no lodo pela ocupação desordenada e degradada de tantos anos.
Com entrada pela Av. Bernardo Sayão chega-se a um playground de cerca de 2 km de extensão ao longo de espaçoso calçadão com moderna e arrojada infraestrutura, jardins com bancos e academias ao ar livre, restaurantes, quatro quiosques, mirantes, ciclovias, quadras esportivas (que levam os nomes de nossos atletas maiores) e quatro conjuntos habitacionais para a relocação dos desalojados em condições dignas. Tocado pela Prefeitura o Portal da Amazônia compõe-se, na verdade, por dois grandes projetos: a macrodrenagem da bacia da Estrada Nova e a Orla de Belém. Com a execução completa do previsto Belém ganhará uma borda com mais de 6 km de extensão, compreendida entre o Mangal das Garças e o campus da UFPA, algo fundamental para o incremento do turismo na cidade. O plano prevê a requalificação da Orla de Belém degradada, ocupada até então por mato e lúgubres palafitas. A abertura da orla até a UFPA, com seis pistas de 70 m de largura beiradeando o barrento Guamá “fascinam como um Renoir vivo e inquieto”, a redizer Zenaldo.
O serviço demorou três anos para ser concluído não só pela complexidade dos trabalhos de aterro e terraplanagem como porque teve que ser interrompido quatro vezes por problemas judiciais, contestações ambientais e dificuldade de negociação com moradores a ser remanejados. Houve que remover 180 palafitas e casas que estavam na área comprometida, ainda faltando cuidar da realocação de cerca de 250 famílias e feitura de mais 700 m de orla. Esse arcobotante embelecedor será decisivo para o anel viário que irá nos tirar do sufocante engarrafamento a que estamos submetidos desde tempos incunabulares.
No total a área a ser completada inclui 7 km de pistas viárias e obras de saneamento do solo, para as quais o gestor garante haver recursos assegurados para a conclusão, representados por verbas do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), do PAC e da própria prefeitura, com saída atualmente às proximidades da rua Conceição, havendo ampla conexão já, nos dois sentidos, através da rua dos Mundurucus até a praça Batista Campos . A nova artéria deverá se conectar com a Av. Perimetral e será um corredor de acesso de usuários para quando o sistema do Bus Rapid Transit (BRT) entrar a funcionar. As obras de prolongação da Av. João Paulo II deverão começar em outubro próximo e serão essenciais para a implantação do projeto BRT na Rodovia BR-316.
O BRT é um sistema moderno de transporte coletivo constituído de veículos articulados que trafegam em faixas específicas, sendo já utilizado, com comprovada resolutividade como transporte rápido, seguro e direto em várias cidades e países. Ao ligar as áreas metropolitanas de Icoaraci e Belém vai retirar de circulação inúmeras linhas de ônibus e vans que hoje atopetam a Almte. Barroso, melhorando o trânsito citadino, e facilitar muito a vida dos trabalhadores que se deslocam diariamente para a faina laboral de todo aquele espaço que intermedeia os dois polos para o centro.
-------------------------------------------------------------
*Médico e escritor . ABRAMES/SOBRAMES