Aqui não tem democracia, tem hipocrisia
Findada as eleições, podemos, sem correr o risco de partidarismos, analisar a nossa conduta política em casa, na escola, no trabalho, nas praças, enfim, onde estivermos. Leio, ouço e assisto pessoas dizerem que vivemos em uma democracia política, dizem isso, por que todos nós podemos exercer nosso direito de escolha quanto a candidatos políticos.
Infelizmente não é bem isso, democracia, o que vivemos. Na verdade parece mais uma hipocrisia. Esses dias um chargista em uma de suas críticas disse: “como é linda a hipocri... quer dizer democracia”. Uma Análise apenas pelo fato de podermos votar em quem quisermos é uma análise incompleta. Várias pessoas dizem que respeitam o voto contrário do companheiro, mas por traz o chama de otário, não informado e alienado. Depois do primeiro turno uma professora falando de política, fazia questão de dizer que respeitava as pessoas que votavam em Geraldo, embora não gostasse de suas ideologias. Depois, em uma reunião menor e informal, disse que quem votava em no ex-governador de São Paulo merecia: “se fuder”. Que democracia é essa? Os tucanos dizem para todo mundo ouvir: “Vocês tem direito de votar em quem quiserem.”, mas nos debates fazem questão de ridicularizarem o adversário. Que democracia é essa? Isso não é democracia, isso é hipocrisia.
A proposta apresentada pela igreja Católica e religiões orientais de se respeitar às idéias e religiões talvez seja o combustível que gera esse motor maldito da hipocrisia. As pessoas exigem respeito por suas crenças e valores, mas desrespeitam de forma traiçoeira a vida humana. O padre diz em sua paróquia que se deve respeitar o protestante, mas na primeira oportunidade denigrem a imagem alheia. O espírita diz que todos somos filhos de Deus, mas torce pelo fim daqueles considerados maus. Não, não é as idéias que eu devo respeitar, são as pessoas, elas sim devem ser alvo da minha proteção, dos meus cuidados, as ideologias passam, as pessoas não.
No dicionário “on line da Priberam” o termo democracia entre outros significados é: “sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários.”. Ou seja, todas as pessoas têm direito de expressar sem nenhum impedimento suas idéias políticas, filosóficas, etc. Pode-se, no caso, debater as idéias, e não as pessoas portadoras das idéias. No mesmo dicionário hipocrisia é: “manifestação de virtudes ou sentimentos que realmente se não tem.”. As pessoas dizem que são democráticas, aceitam as opiniões dos outros, mas, torcem pelo mal de quem tem ideologias diferentes. Dizem entender as opiniões divergentes, mas festejam vorazmente a derrota alheia.
É possível sim, aqui no Brasil, um dia haver democracia, onde as pessoas atacarão idéias e respeitarão pessoas.