A grande preocupação com os clientes externos e a falta de visão com os clientes internos
É muito comum no mercado encontrarmos empresas com grande preocupação em bolar atrativos para os clientes externos com o objetivo de aquecer as vendas, enquanto os principais clientes são deixados de lado, que são os clientes internos, os colaboradores, os empregados,escudeiros fiéis....o pulmão da empresa.A gestão que foca somente clientes externos, corre o risco de andar em círculo.
Parece tão óbvio..estimular seus clientes internos que certamente ajudarão na conquista dos clientes externos com maior satisfação, mas infelizmente algumas empresas ainda tratam seus colaboradores de forma altamente arcaica não respeitando suas necessidades de segurança para suprir as necessidades básicas.É simples assim, um colaborador reconhecido como chave importante nos resultados da empresa será estimulado e tende levar a empresa ao desenvolvimento.
Promoções para atrair clientes são válidas, mas o incentivo interno com premiações para alcance das metas é uma estratégia com sucesso garantido no resultado da empresa.
Uma gestão inteligente cria um forte elo com seus clientes internos, cumplicidade e parceria. Com essa estrutura sólida a conquista de clientes externos flui naturalmente e o sucesso da empresa é garantido.