O Ser e Viver a liberdade e o livre-arbítrio

O que há de mais belo na vida?
Os poetas expressam o amor; os naturalistas a natureza; os filósofos a vida; os cientistas a ciência.
 
O mais sagrado, o mais belo de viver é a liberdade. Só quem é livre vive verdadeiramente.
 
Na medida do crescimento da criança, ela paulatinamente adquire conhecimentos e quando os aplica adquire a posse da sabedoria. O uso da sabedoria com responsabilidade e amadurecimento adquire a liberdade para exercer seus conhecimentos. Seja de um simples atravessar a rua a exercer uma profissão. Portanto, na medida em que amplia os conhecimentos amplia a liberdade para ser e viver.
 
Quando analisa as formas de viver, não pode, simplesmente, querer a liberdade. É preciso conhecimento, conquista, sabedoria, crescimento, compromisso, amadurecimento e responsabilidade para tê-la. A liberdade é condicionada aos próprios conhecimentos como aos hábitos, costumes, tradições e leis dos povos.
 
A posse dos conhecimentos concede a liberdade para viver no mundo. Mas, e o livre-arbítrio? Um presidiário pode estar privado de ir e vir das leis humanas, mas goza do livre-arbítrio.
 
A liberdade mais sagrada, mais Divina é o livre-arbítrio, onde o ser identifica a própria existência, onde faz suas escolhas: deixa de ser mal para ser bom, onde pode ser melhor. Pode pensar e sentir. Pode amar e sonhar. Pode buscar a filosofia para conhecer a vida, a ciência para evoluir. Pode interagir com a consciência, com as pessoas, com o mundo. Pode expandir-se por meio do conhecimento para viver internamente como externamente.
 
O livre-arbítrio é a liberdade concedida por Deus para ser verdadeiro consigo mesmo e viver o que tu és com o universo.
 
Aprenda com Deus, não tire a liberdade interna de si e de quem tu amas, não tire a liberdade interna dos filhos, não tire a liberdade dos pássaros, animais, natureza. Não tire a liberdade interna da vida, da sua vida.
 
Os que tiram a liberdade interna, o livre-arbítrio, comete crime  lesa - humanidade, como crime universal e a Deus.
 
Seja livre, sejas feliz.
 
José Humberto C Soares
Enviado por José Humberto C Soares em 21/06/2012
Reeditado em 21/06/2012
Código do texto: T3736415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.