POR QUE NÃO SEPARAR O NORDESTE DO PAÍS?

POR QUE NÃO SEPARAR O NORDESTE DO PAÍS?

“Já que existe no sul esse conceito

Que o nordeste é ruim ,seco e ingrato

Já que existe a separação de fato

É preciso torná-lo de direito

Quando um dia qualquer isso for feito

Todos dois vão lucrar imensamente

Começando uma vida diferente

De que a gente até hoje tem vivido

Imagina o Brasil se dividido

E o nordeste ficar independente

(...)

(Elba Ramalho interprete)

Historicamente o nordeste só teve importância política e econômica até o boom da produção da cana de açúcar ,após a decadência da produção dessa cultura,toda produção econômica se concentrou na região sudeste. A partir daí o nordeste assim como o norte sobreviveram apenas dos ciclos econômicos,embora deva se ressaltar que a região norte do país foi e é muito mais desdenhada do que o próprio nordeste.

A região sul devido as razoes históricas não ficou á margem da importância política e econômica em relação ao sudeste.

Além dos ciclos econômicos que estagnaram as regiões norte-nordeste, temos que destacar que o principal ponto no atraso destas regiões foram sem sombra de dúvidas os latifúndios que deixaram para trás o desenvolvimento e progresso econômico.

Enquanto as regiões sudeste e sul recebem grandes levas de imigrantes europeus e asiáticos ,trabalhadores esses que tinham uma mentalidade capitalista, o norte-nordeste padecem no atraso do coronelismo e dos latifúndios. Embora em seu livro Quatro Séculos de Latifúndio Alberto Passos Guimarães coloca que só a partir 1920 e 1940 as terras se fragmentam ,principalmente devido a crise de 1929-1933.

Como podemos perceber o norte-nordeste ficaram abandonados aos seus destinos.

A região sudeste com industrialização principalmente o eixo Rio São Paulo tornaram-se referencia cultural ,isso se deveu ao intenso atrativo que esses estados ofereciam ,desenvolvendo o rádio,o cinema,a música,e principalmente com o surgimento da televisão. As novelas por exemplo eram e são feitas tendo como referencia o cenário desses estados,exportando para o resto do país o modismo,os costumes surgidos com a nova forma de se portar naquele momento e posteriores.

A mentalidade dos donos das redes de televisão é de que o norte-nordeste são regiões exóticas ,regiões que servem apenas para mostrar o carnaval da Bahia,de Pernambuco,os folclores ,as paisagens turísticas.

Quando ocorre uma catástrofe por exemplo nas regiões sudeste e sul os meios de comunicação se mobilizam imediatamente,porém quando ocorre a mesma situação no norte-nordeste a indiferença é gritante.

Agora mesmo vivenciamos em grande parte dos estados do norte-nordeste nos setores de educação e do transporte,as redes apenas se dedicam no máximo alguns minutos e muitas vezes nem menciona. Já quando é em São Paulo e no Rio de Janeiro gasta-se o tempo do jornal, interrompe outras programações para mostrar os fatos .

Assim como Brasil é subserviente em muitas questões em relação aos Estados Unidos, o norte-nordeste se comporta da mesma forma com o sudeste do país. Um exemplo disso é em relação aos times do eixo Rio –São Paulo, são milhares de torcedores que torcem para os times desses estados,os modismos que as novelas da rede Globo propaga.

Existe também uma parte de pessoas da região do sudeste e do sul que pregam o preconceito contra o nordestino. “Nasceram no lugar errado,que fiquem por lá, é que escutamos em São Paulo,inclusive de certas autoridades que gostariam de excluí-los do direito a bens públicos como educação e saúde(...).

Mas se houvesse essa separação que seria sua elite dirigente ? A elite retrógrada que sempre esteve no poder? Despontaria políticos desvinculados dessa elite econômica que estamos acostumados assistir?

inclemente
Enviado por inclemente em 08/06/2012
Código do texto: T3712533