Aposentadoria por idade: brasileiros vivendo mais

Hoje a expectativa de vida aumentou. Os brasileiros estão vivendo mais. Há pessoas que passam dos 100 anos e que requereram sua aposentadoria aos 60. Contribuíram 35 anos pagando 10 a 20% de seu salário e estão recebendo seu salário todo mês.

Isto é errado? Não.

No Chile não existe serviço de Previdência Social Pública. O serviço é privado. Em outros países, existe idade mínima e menos corrupção no lidar com o erário público.

O problema do rombo da Previdência Social no Brasil é que, quando foram criadas as "regras", se estimava que o brasileiro chegaria ao fim de sua vida em torno dos 60 a 65 anos. Contribuiria muitos anos e receberia quase nada.

Observe a fórmula atual em relação à aposentadoria por idade que pode ser visualizada no próprio site do INSS:

"Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres.

Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural."

Ou seja, com 15 anos de trabalho comprovado, a pessoa já poderá se aposentar quando tiver a idade mínima necessária.

A expectativa de vida aumentou, as pessoas estão vivendo mais e, portanto, recebendo por um tempo maior, os benefícios da previdência.

Assim, pode-se fazer um alerta para aqueles que ainda estão trabalhando e devem se aposentar por idade ou mesmo por tempo de serviço (35 anos de contribuição para o homem e para trabalhadora mulher, 30 anos):

a) aumento no tempo de contribuição

b) aumento na idade mínima para se aposentar

E isto está bem próximo de acontecer. Segundo a revista Veja em 15/08/2011 o Ministério da Fazenda estuda a proposta de aumentar o tempo de contribuição de 35 anos para 42 anos (homens) e de 30 para 37 anos (mulher).

---------------------

Está próximo de se aposentar? ligue para Bordoni Aposentadoria: (11)4063-2035 ou envie e-mail:contato@bordoni.com.br