ti ti ti
TI – TI - TI
A “Parábola das três peneiras” diz que há três peneiras na vida de uma pessoa. A primeira peneira é denominada “Verdade”. A segunda chama-se “sinceridade” e a terceira “compensação”.
O que se diz sobre a vida alheia é verdade? Há sinceridade? Compensa passar adiante? Cada uma destas virtudes têm cabimento e são importantíssimas.
Há sempre os que gostam de manchar a vida ou a moral alheia com apelidos ou insinuações maliciosas e infundadas.
Juridicamente há adágios que nos ensinam: “O ônus da prova compete a quem alega”. “Alegar sem provar é não alegar”. (Você viu ? Estava presente? Sabe quem exatamente foram os envolvidos? Está autorizado a falar sobre o assunto? Tem provas orais, documentais e fidedignas?)
Há dois pólos nos postulados em juízo: o postulante x o postulado; o requerente x o requerido; o impetrante x o impetrado; o autor x o réu. E assim por diante. O juiz nunca ouve uma parte (ou polo) só, para não incorrer em proferir decisões embasado em injustiças ou desequilíbrio social e jurídico.
As conversas de rua são sempre unilaterais. Elas sempre usam a referência de um só lado, não verificam os contextos e ainda se tornam parciais, retalham as idéias, sem levar em consideração as evidências e ainda alardeiam nos becos e esquinas da vida, como se tudo já estivesse definido, e, o que é pior, se baseiam quase sempre no “fumus malis” (na má fumaça ou notícia ruim que flui repentina e desastrosamente).
Avolumam-se os “ti-ti-ti”, sem autorização das pessoas envolvidas e escracham-se quem não merece a pecha do que se propala em tons negativos e depauperativos no meio do vulgo implacável.
Há mais, os que assim procedem inúmeras vezes são os mais destituídos de moral, o que é sempre possível, usados pelo Diabo que os domina de forma sutil e crônica, estando sob sua sagacidade desde as idéias até as atitudes que não merecem imitação! São uns verdadeiros crápulas da maldade, merecedores do juízo de Deus, enquanto não se emendarem! Que o senhor se apiede deles!
Muniz Freire, 03 de outubro de 2005
Fernandinho do forum