Novos meios de comunicação mudam tendências de mercado.

Curiosidade, percepção e gosto pela área de humanas, tornam uma pessoa em um possível comunicador social. Hoje o mercado vem se renovando e se adaptando às novas maneiras que as novas mídias exigem.

“Produtos” que ajudam a evidenciar outros produtos. O trabalho da publicidade é basicamente esse, oferecer ao cliente o conhecimento de um novo padrão, um novo conceito, ou uma nova marca ao mercado consumidor. Com prazos menos rigorosos para com os clientes e locais de trabalho cheio de descontração, os publicitários se adaptam as novas características desse mercado. Responsável por alinhar as estratégias e os meios de comunicação que serão utilizados, tanto para oferecer produtos ou apenas uma informação, o publicitário ou comunicador social auxilia as empresas a evidenciar esses produtos ou essa informação até seu público-alvo.

Com os meios de comunicação renovados; internet, redes sociais ou até mesmos blogs que são acessados de telefones celulares e de qualquer lugar a qualquer hora, é necessário chegar até o consumidor final das mais variadas formas, aderindo assim às tendências da grande massa. Com consumidores cada vez mais exigentes, tanto na qualidade como nos meios de compra e entrega através da web, o mercado está em pleno desenvolvimento, com seu ritmo acelerado e puro dinamismo, buscando sempre novas maneiras de chamar a atenção. Por isso a renovação de linguagens e aprofundamento em novos conhecimentos estão tão relacionados às mídias digitais.

Tanto no Twitter como o Facebook, com crescente e constante aumento de usuários, esse conseguiram conciliar não apenas informação e entretenimento, mas além de tudo novos conceitos de mercado, onde a vinculação de uma marca ou qualquer reclamação de uma atitude, tornam-se rapidamente transportadas a milhares de pessoas em questão de horas ou até mesmo minutos. Com isso, o olhar direcionado para esses locais na rede se tornam cada vez mais especulados. Hoje se gera grandes receitas de capital com meios direcionados ao publico certo, que consequentemente atinge pessoas vinculadas a esses grupos que por seu vez vinculam mais e mais pessoas que são vinculadas a outros grupos, tornando-se um meio de informação muito mais influente que qualquer outro.

A TV ainda consegue atingir grandes massas, mas quase todo conteúdo vinculado na TV está sendo readaptado para a internet, os programas, os comerciais, os produtos oferecidos na telinha solicitam aos seus telespectadores para que “curtam” sua pagina no Facebook, sigam novas informações pelo twitter ou simplesmente vejam seus comerciais designados ao Youtube.

O mercado no setor da comunicação está sendo reavaliado e redimensionado para novas tendências, por isso é cobrado do profissional dessa área estar há par de assuntos culturais e do cotidiano; filmes, seriados, blogs, fofoca, novelas e muitos outros enredos que podem ser utilizados para chamar a atenção de um determinado público-alvo, lembrando sempre que esse publico pode e vai compartilhar a idéia, passando a mesma adiante, conseguindo atingir dessa forma muito mais pessoas que podem vir a ser potenciais clientes. A necessidade de se enxergar a mudança é necessária, por isso, hoje fica a critério do consumidor escolher o melhor meio de compra e quem não está onde a maioria está, automaticamente perde espaço até ser deixado para trás.