A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO DA LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA
A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO DA ESCRITA E LEITURA EM SALA DE AULA
Cada vez mais presenciamos nossos jovens terminarem o nível médio e depararem-se com o fantasma do vestibular e o assombro da redação.
Algo precisa ser feito para estimular os alunos, desde as séries iniciais, a buscarem na leitura, muito mais que o conhecimento, a cultura, o saber, mas também despertar para a prática da escrita. Aprender a gostar de escrever. Escrever de forma correta, coerente e objetiva. Escrever por prazer e não por necessidade. Aquilo que fazemos somente quando somos cobrados passa a ter um peso e logicamente nos esquivamos, mas se fazemos algo por prazer, sempre iremos concebê-la com amor e dedicação.
É isso que deve ser buscado nas salas de aula: o despertar para a vocação da leitura e, consequentemente, para as boas práticas de escrita. E isso se faz adotando métodos contextualizados, que façam parte do cotidiano e do interesse dos mesmos. É necessário buscar variedades para não cair na rotina e no desinteresse.
As escolas precisam e devem cada vez mais buscar e oferecer práticas pedagógicas que visem ao estímulo da leitura. E quando os objetivos forem alcançados, mesmo que parcialmente, teremos um Brasil promissor e jovens encorajados diante desses fantasmas.