História da Igreja Cristã Evangélica

Origem da Igreja Cristã Evangélica da Cidade de Goiás 1906-2006

"O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor e o Seu poder e as maravilhas que fez." Salmo 78:3,4

F. C. Glass em seu livro AVENTURAS com a BÍBLIA no BRASIL (1926), nos conta que um canadense chamado Reginaldo Young, que trabalhava na Cia. de mineração S. João Del Rei, em Morro velho, MG. ao testemunhar acerca da nova vida, conquistou para Jesus o jovem engenheiro Frederico C. Glass, que se lançou à tarefa de evangelização. O Sr. Glass transformou-se em destemido colportor e deu início ás famosas expedições com a Bíblia pelo Brasil.

Em 1902, caíram às primeiras sementes do Evangelho em solo vilaboense. Vindo provalmente de Catalão, Glass chegara na antiga capital goiana, com todo o entusiasmo e desejo de ganhar almas para Cristo. Fizera algumas visitas por lugares públicos entres a Antiga Cadeia situada no Lago do Chafariz.

Na cadeia folhetos foram distribuídos, um jovem prisioneiro Chamado Pedro Felix Alves, interessado no Evangelho mesmo sem saber ler resolve comprar uma Bíblia de Glass. Os fatos históricos nos conta que Pedro envolvido por um bandido resolvem fazer um furto, sendo a vitima uma senhora. No ato do furto o colega de Pedro mata a vitima. Eles foram presos e enquanto aguardavam o julgamento o assassino morrera. Pedro sendo o cúmplice do assassino recebera a sentença 30 anos. Passado quinze anos na prisão é que Glass chegara na cidade em 1902. Fora nesse momento que o evangelista realizara uma visita na Antiga Cadeia.

Em 1904 Glass, retorna a Antiga Capital, aluga uma pequena sala no centro da cidade conseguindo alguns bancos e uma plataforma, e inicia-se o trabalho sem muitas formalidades. Glass se lembrou das visitas que fizera na prisão e informado de que Pedro, o que havia comprado a bíblia na cadeia, aprendera a ler através da Bíblia e com orientação do Espírito Deus que manifestara na sua inteligência e em seu coração. Alguns anos mais tarde, pela mudança de comportamento, teve sua pena reduzida e se tornou o primeiro diácono da Igreja. Os primeiros batismos datam de 1904, como podemos ver na figura 01. A Igreja teve inicio com cinco soldados e três prisioneiros, infelizmente não temos todos os registros. Em 1906, o Sr Glass se mudou com sua família para Goiás. Os trabalhos continuaram com o Rev. Macintyre e sua esposa Dona Margarida, os quais sofreram várias perseguições e contribuíram de forma decisiva na continuação do trabalho. Por volta de 1924 o atual templo foi construído.

A Igreja Cristã Evangélica fora à primeira Igreja protestante a se instalar na Cidade de Goiás, e a partir dela surgiram várias Igrejas e congregações dentre elas a ICE da Mata de São Manoel, ICE de Guarda Mor (Novo Goiás) Campo das Perdizes (hoje não existe mais) Floresta (hoje Assembléia de Deus), Bocaina( Varjão), Congregação Barra do Agapto (hoje não existe mais) ICE Jussara, ICE Itapirapuã, Ice Palmeiras de Goiás, Trabalho missionário na ilha do bananal, dentre outras.

Rogério Alves de Carvalho
Enviado por Rogério Alves de Carvalho em 02/02/2007
Reeditado em 05/02/2007
Código do texto: T367596
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.