ÁLCOOL: MATE, MORRA OU DEIXE-O
O álcool é a pior de todas as drogas porque funciona como “porta de entrada” para as demais. E isto sucede por ser o constituinte principal de bebidas que se dizem ‘sociais’. E sendo social é comercializada desregradamente – passando por cima da lei atual – favorecendo a sua compra e o seu uso nocivo e drástico.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é uma DOENÇA, e como tal deve ser tratada. Ninguém adoece porque quer. Ninguém é doente porque quer. As características primordiais desta doença revelam a sua gravidade. É INCURÁVEL – não tem cura; é PROGRESSIVA – tendência natural de aumentar as quantidades ingeridas; mas PODE ESTACIONAR. Aqui nós vamos nos deter um pouco.
A família e as pessoas tratam o alcoólatra como irresponsável, vagabundo, preguiçoso, sem vergonha, descarado... Ele não tem culpa de ser um doente. Pergunto: “Como você trata uma pessoa que se encontra com câncer, AIDS, pneumonia, hepatite, úlcera duodenal? Penso que o tratamento que você dispensa seja um tratamento carinhoso, cheio de atenção, ternura, amor, dedicação, disponibilidade, misericórdia... Ou não é assim?” Se não for é perda de tempo. O alcoólatra necessita de todos esses afetos.
Agora, dirijo-me a você meu irmão, filho amado e escolhido de Deus. Você que passa por esta doença, saiba que ela PODE ESTACIONAR. Depende exclusivamente de você. Existem alguns passos a seguir para que o seu tratamento tenha sucesso.
1.RECONHEÇA-SE UM DOENTE, um dependente do álcool. Eu sei que é dificílimo em consequência do nosso orgulho, do nosso egoísmo, da nossa vaidade. Porém, se esse primeiro passo não for dado, os outros passos não existirão
2.PROCURE AJUDA. Seja humilde. Você sabe muito bem que precisa desta ajuda. Não teime em proferir as mentiras mais repetidas de quem bebe: “Eu só bebo quando eu quero. Vou ali tomar só uma. Não sou alcoólatra, eu só bebo no final de semana.” Alguns comentários. Você não bebe só quando quer. Independe de sua vontade. A dependência gera a compulsão e você tem que beber. Vou ali tomar só uma... Dúzia... Grade... Ou o quê? Eu só bebo no final de semana. Mas se não beber no final daquela semana... A casa cai. A brutalidade se revela. O nervosismo gruda-se à flor da pele. O desrespeito para com a esposa, os filhos, as pessoas, torna-se agressivo e pornográfico. A irritação e a inquietação tornam-se marcas registradas.
3.ALCOÓLICOS ANÔNIMOS É O SEU LUGAR. Sei que o preconceito é grande porque sofri na pele quando dizia que estava no AA. Piadinhas... “Agora ele é um santinho, parou de beber”, ou “Não aceita nem o tira-gosto? Quando é que vai parar de comer também?” Isso a gente vai tirando de letra. O importante não são eles, o importante é VOCÊ. Quem é necessitado de ter esta doença estacionada é VOCÊ. É VOCÊ que tem que cuidar de VOCÊ. Por isso a sua decisão tem de ser urgente. Não perca mais tempo. Não demore mais, porquanto pode ser tarde.
4.O TRATAMENTO DO AA é baseado em TERAPIA DE GRUPO. Lá você encontrará dezenas de pessoas que parecem conhecer a sua história. Sabe por quê? A história de todos os alcoólatras são iguais. Não muda absolutamente nada. Você ri, chora, compartilha, fala, ouve...
5.ORAÇÃO. O que significa orar? Relacionar-se com Deus. Este relacionamento é realizado de diversas formas. A oração é uma delas. Há pessoas que dizem, “mas eu não sei rezar.” Todos nós sabemos. O que acontece muitas vezes é que queremos enfeitar a nossa oração com palavras bonitas e numerosas. Quanto mais a oração for curtinha, mais depressa ela chega ao coração de Deus. ´
“Senhor, ajuda-me!”
“Dá-me forças para vencer a tentação de beber!”
“Tem compaixão de mim!”
“Eu quero sair dessa, Jesus!”
“Sustenta-me com o teu amor e a tua graça!”
“Obrigado Senhor, porque hoje eu passei o dia firme!”
“Não me deixe Jesus, cair em tentação!”
Paro por aqui a fim de que não me chegue a tentação de revele tudo. Peço ao Senhor que, pelo poder do Espírito Santo, toque profundamente o seu coração, e no lugar certo, você encontre a sobriedade que há tanto tempo perdeu, e restaurado pelo Amor de Deus, possa restaurar a sua família e reconstruir a sua vida.
09/03/2012
ALMacêdo