O HOMEM SOFRE O RESULTADO DE SUAS AÇÕES?
Quem já não ouviu a seguinte frase:"aqui se faz,aqui se paga". Sera mesmo que se paga?
Tantas vezes ouvimos por parte dos incautos,dos representantes das religiões que o retorno é o resultado da ações do homem? E e se não paga aqui no plano terrestre ,pagará no pós morte.
Bem,quanto ao além não se pode entrar nesta questão, pois é no mínimo subjetivo,entretanto, pode-se muito bem falar do que estão e estiveram no plano terreno.
Comecemos por Catão. "Um soldado inveterado,ufanava-se de ter arrasado diariamente,uma cidade espanhola.
Sendo pessoalmente um trabalhador incansável , esperava que seus escravos continuassem a trabalhar até caírem exaustos. Um dos seus axiomas era que,quando um escravo estivesse dormindo, devia estar trabalhando. Morreu em 149 antes da era cristã, três anos antes da destruição de Cartago. Morreu como qualquer ser humano.
"Napoleão obteve honras,glórias e riquezas na guerra contra a Itália. Seus soldados não tiveram mais que uma pobre e inglória sepultura...Confessava que não tinha afeto nem pela família...Era um "camelot". Encenava suas batalhas não apenas para escravizar os homens como para amedrontá-los...Morreu no exílio ".
Hitler, responsável pela morte de 6 milhões de judeus, suicidou-se não por remorso,mas porque não queria ficar preso nas mãos dos países vencedores.
Para não ficarmos só no passado,temos a divulgação pela revista Veja do dia 28 de agosto de 2002 ,sobre a "cineasta do nazismo". Segundo a mesma revista, a cineasta alemã Leni Riefensthl foi acusada pela organização dos Direitos Humanos de não ter se esforçado para salvar a vida de 120 ciganos, que se utilizou entre 1940 a 1942, como figurantes no filme Planície . Segundo esta organização,após o término das filmagens, os ciganos teriam sido mandados para o campo de concentração de SALZURGO, na Áustria .Ainda segundo a Veja, a ex-atriz e dançarina era protegida de Adolf Hitler. Leni Riefensthl só escapou a pós a derrocada do Nazismo pelos aliados por não ser filiada ao partido Nazista.
Hoje,a cineasta comemorou o centenário com uma festa para 200 pessoas. Para não ficar só a nível internacional, em se tratando de Brasil ,pode-se mencionar apenas as verbas que são desviadas por políticos,funcionários públicos de alto escalão, as falcatruas no INSS, por causas dessas ações milhares de crianças são ceifadas de suas vidas. Destarte, estas mesmas pessoas continuam a levarem suas vidas felizes que só o dinheiro é muitas vezes capaz de fazer.
Esses são exemplos que poderiamos chamar de macro, entretanto, os micros que são menos perceptíveis , mas que também causam estragos no semelhante. Pode-se citar como algo semelhante as intrigas no trabalho que faz o outro perder um cargo, o emprego. Os alcoviteiros que vivem, respiram desse tipo de artimanha no intuito de atazanar o outro ser humano. Estas pessoas frequentam a igreja, comungam, leem a bíblia ,mas nada disso as faz ter o chamado lado consciente, a sensibilidade , a solidariedade que tanto Jesus Cristo pregou.Certamente estes indivíduos dormem o sono dos justos.
Fica evidente que os devedores, os detratores, os ímpios,não pagam pelo menos ao nível terreno o dissabores, as humilhações, as mortes causadas as suas vítimas.
Esse discursos tornam-se como um apaziguador social. As classes oprimidas tendem a conformar-se sentindo-se vingadas diante do seu opressor ,que no mais tardar seja no plano terrestre no metafísico , o seu algoz sera castigado.