MÁRTIRES

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

MÁRTIRES – TESTEMUNHAS

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me... Quem perder a sua vida por minha causa, este se salvará" – Lc. 9.23-24.

O primeiro mártir do cristianismo foi o seu primeiro pregador. Recebera de Deus uma incumbência, um destino pré-traçado que nos é revelado como sendo desde o interior de sua mãe. Quando da visita da ditosa Maria que trazia em seu ventre Aquele que seria o Salvador do mundo e a cuja saudação João, o batista moveu-se no ventre de Isabel, cheio do Espírito Santo.

A vida de João é-nos um mistério, já que foi criado nos desertos, sem assistência humana, sem vitaminas ou proteínas e até simi-nu. Sua maturidade chega aos trinta anos, quando recebe ordem divina para pregar ao povo o arrependimento de pecados e a fé no Messias, que por esta época começaria a Sua ministração, a Sua pregação.

Entendemos que a vida de João, o batista, foi toda ela, um milagre, tendo ele ouvido no deserto a voz de Deus que o instruía a que Àquele que ele visse descer sobre Ele o Espírito Santo, seria Quem, depois, batizaria os que crêem com o Espírito e com fogo.

Cumprindo exigência escrituristica de que o sacerdote fosse lavado antes da sua consagração – Ex. 29.1-7 - João imerge Jesus a pedido deste, nas águas do Rio Jordão, local da pregação sobre o arrependimento. Jesus é Sacerdote eterno, segundo a Ordem de Melquizedeque – Hb. 5.6.

O batismo em Jesus não foi o de arrependimento – Ele não teve pecados – mas sim o cumprimento, em símbolo, da exigência de que o sacerdote fosse lavado com água, tivesse vestes brancas e fosse ungido com óleo.

A lavagem foi imersão no Jordão, feita por João. As vestes brancas, a pureza de Jesus que nunca pecou. O óleo, símbolo, foi cumprido pelo Espírito que veio sobre Jesus como o cair de uma pomba. E a declaração audível do Pai: "Este é o meu filho amado em que me comprazo".

Aí, então, Jesus começou o Seu ministério com poder, curando os enfermos, expulsando os demônios, porque Deus era com Ele – Como escreveu Lucas nos Atos dos apóstolos.

Cumprida a sua missão, João é preso por infamação dos religiosos, comparece perante o adúltero rei Herodes e tem sua cabeça cortada por ordem daquele. É o primeiro sangue derramado na história do cristianismo. Martírio que inicia uma série interminável no primeiro século.

O símbolo do cristianismo é expresso em uma cruz, já que aquele era o maior suplício infligido daquela época. Apesar de manso, o cristão suporta nesta vida os revezes que o conduzirão a uma glória eterna. João já está lá.

Só Jesus.

__________________________

O Pr. Th D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos