O MANDAMENTO DE MARIA
Tem muita gente que conhece, evidentemente, os Dez Mandamentos escritos por Moisés, o legislador de Israel, todavia desconhece completamente, o Mandamento de Maria. Sim, o Mandamento de Maria, mãe de Jesus, ela também prescreveu um mandamento.
O Mandamento de Maria é uma das ordenanças mais importantes contidos na Bíblia Sagrada, especialmente no Novo Testamento. No entanto, é um dos mandamentos contidos na Bíblia que pouco é observado, e pouco observado mesmo, até por muitos daqueles conhecidos como assíduos leitores da Bíblia.
Na verdade, o Mandamento de Maria, que poucos conhecem, surgiu no início do ministério de Jesus em uma festa numa cidade chamada Caná, localizada na província da Galiléia, onde Jesus realizou o seu primeiro milagre, transformando água em vinho.
Houve naquela cidade, um casamento, onde havia, além dos parentes e amigos dos noivos, ilustres convidados, entre eles, Jesus, seus discípulos e, também sua mãe, Maria.
Por uma questão de costume entre os judeus, um dos ingredientes de uma festa que não podia faltar, era justamente, o vinho. É, mas, digamos que, no meio da festa surge a desagradável surpresa! Faltou Vinho. Para os organizadores da festa, talvez nunca tenha passado pelas suas cabeças que em meio a tanta alegria surgisse inesperadamente esse momento constrangedor.
Eu, particularmente, acredito que sequer os noivos tomaram conhecimento do fato, porém, a mãe de Jesus, como uma mulher cuidadosa, e presente em tudo, procurou evitar o vexame que os noivos e organizadores da festa estavam prestes a sofrer, o que levo-a comunicar o fato a Jesus.
Mas, na verdade, o que tinha a ver mesmo Jesus com essa situação? Não era Ele, apenas um convidado? Sim, era, porém um convidado diferente, que talvez sua mãe fosse, de fato, a única pessoa no recinto, que sabia perfeitamente quem era Jesus. Nesse caso, não foi à toa que ela levou o assunto ao seu conhecimento, embora Jesus, na sua onisciência soubesse tudo o que ora estava se passando, razão porque, disse Jesus: “Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”. Diante disso, Maria simplesmente apresentou o seu Mandamento: “Fazei tudo quanto ele vos disser”.
Ah se os devotos de Maria atentassem para o seu Mandamento! Ah se isso acontecesse entres eles, certamente lhe obedeciam e lhe respeitavam muito mais. Não faziam dela uma deusa, mas, uma orientadora sábia, uma instrutora dos bons ensinos, que sempre procurou aconselhar aqueles que lhe rodeavam a seguir os ensinamentos de Jesus e que, sem dúvida, ordenou a todos que se encontravam no casamento, extensivo a nós do presente século com o seu Mandamento. “Fazei tudo quanto ele vos disser”