Pentecostes

O Espírito Santo é a alma da Igreja. Como gerou o corpo humano de Jesus no seio da Virgem Mãe, gera em todos os tempos, o corpo místico de Jesus ressuscitado no seio do mundo.

"Estavam todos juntos num mesmo lugar. E de repente veio do céu um estrondo, como de vento que assoprava com ímpeto, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E lhes apareceram repartidas umas como línguas de fogo, que repousou sobre cada um deles, e ficaram todos cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em várias línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem (Atos2,1-4)”. Depois de Pentecostes os Apóstolos, tendo experimentado visões e compreendido que eles, e somente eles eram o grupo de crentes que sabia que Jesus era o Senhor, dedicaram-se a pregar a boa nova, exortando ao arrependimento e a fé em Jesus a fim de que todos pudessem receber o dom pentecostal que lhes havia sido dado. Em pentecostes, os cento e vinte apóstolos e discípulos ficaram cheios do Espírito santo, deixando cinco mil judeus atônitos, pois os ouviam publicar, em suas línguas, as maravilhas de Deus(Atos2,5-13)

No pentecostes dos pagãos, na casa do centurião Cornélio, estando Pedro ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviram a Santa Palavra. E os fiéis que tinham vindo com Pedro se admiraram vendo que o Espírito era derramado sobre os pagãos, pois eles os ouviram falar em outras línguas e glorificar a Deus (Atos 10,44-46). Maria, mãe do Senhor, cheia do Espírito Santo cantou o incomparável louvor; Minha alma glorifica o Senhor ( o Magnificar); ainda hoje orado e cantado milhares de vezes, todos os dias, no mundo.

O fenômeno de explosão do louvor ocorre em nossos dias. Quando o espírito é derramado, quando o Espírito se manifesta, os corações se inflamam e o mesmo Espírito os impede e move ao louvor e a glorificação de Deus. O Espírito manifestou-se de maneira surpreendente através de numerosas ações, intensas e inesperadas, ás vezes. Ele interveio nos detalhes da vida cotidiana na Igreja, e no seu crescimento no Império Romano.

O Espírito Santo é mais ativo do que os homens cuja história é contada no livro dos Atos. É ele que conduz as aventuras apostólicas e dirige o seu enredo; e é ele quem dá as palavras a serem ditas todos os dias. Foi ele quem deu a vida aos mártires(Atos 7,55); quem escolheu os apóstolos(Atos 13,2); É ele a alegria dos perseguidos e a sua fonte de esperança(Atos 13,50-52). ele presidiu ás decisões que determinaram o futuro da Igreja nascente(Atos15,28),dirigiu os apóstolos, guiou e protegeu-os(Atos 16,6-7).Foi ele quem dirigiu o trabalho missionário de São Paulo e dirige os católicos apostólicos dos dias de hoje.

Desde o primeiro Pentecostes, o Espírito Santo tem sido aquele que faz dos homens testemunhas de Cristo: descerá sobre vós o espírito Santo e vos dará força, e sereis minhas testemunhas em Jeruzalém, em toda a Samaria e até os confins do mundo."

(http://afonsoecris.ubbihp.com.br)

(http://massajovem.zip.net)

Painho
Enviado por Painho em 11/01/2007
Código do texto: T343229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.