Seria o mormonismo cristão?
Jorge Linhaça
 
Não são poucos aqueles que tem dificuldades em encontrar uma resposta para essa questão, principalmente com tantos sites e tantas publicações que consideram a Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias como uma seita.

"Seita designa um grupo de pessoas (um movimento) que professam nova ideologia divergente daquela da(s) religião (ões) que são consideradas dominantes e ou oficiais, geralmente dirigidos por líder com características de personalidade consideradas carismáticas, mas ainda com fraco ou pouco reconhecimento geral por parte da sociedade.

Do ponto de vista legal, os estados ocidentais passam a reconhecer as seitas religiosas como denominações religiosas quando estas obtêm registro oficial como pessoa jurídica, embora a perseguição religiosa e as injunções de manipulação de poder nem por isso se extingam."

Portanto vejamos:

A Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias tem registro oficial como pessoa jurídica? Sim, assim sendo aos olhos da lei não pode ser considerada uma seita e sim uma denominação religiosa.

Além disso, as seitas, via de regra, não sobrevivem à morte de seus fundadores, geralmente figuras carismáticas como Antônio Conselheiro ou Jim Jones.
O mormonismo existe desde 1820 e oficialmente desde 1830, os líderes fundadores há muito tempo se foram e a Igreja vem num crescendo espantoso através das décadas, estando presente em todos os continentes.

Chamar, pois, a igreja “mórmon” de seita é totalmente descabido e enganoso  senão um ato de absoluta má fé por parte de quem assim age e tem conhecimento dos fatos.

Voltando ao ponto inicial, sobre se os ”mórmons” são ou não cristãos, podemos começar pelo próprio nome da igreja. Não é a Igreja de Joseph Smith, ou a igreja de Palmira, ou a Igreja de Utah... É A Igreja de Jesus Cristo. Se a própria igreja leva o nome do Salvador, é no mínimo incoerente tentar alegar que não seguem a Cristo.

Qualquer pessoa que desejar frequentar uma reunião da igreja, verá que não existe um único dia em que Cristo e seus ensinamentos não sejam pregados e não se preste testemunho sobre Ele.

O fato de os mórmons terem outras escrituras sagradas além da bíblia, não interfere em nada quanto á crença no Salvador, muito pelo contrário, O Livro de Mórmon, de suas páginas iniciais às finais testifica da missão de Cristo, corroborando a Bíblia Sagrada.

Todos os programas e ações da Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias, têm por objetivo aproximar o homem de Deus e aperfeiçoar seus membros para que possam, na medida do possível, tornarem-se mais semelhantes a Cristo.
Como pode, pois, uma igreja que prega a Cristo, não ser considerada cristã por alguns?

Na verdade, o desconhecimento do nome oficial da igreja e alcunha de mórmons contribui para esse tipo de confusão. Isso aliado a interesses outros de alguns líderes de outras denominações em demonizar qualquer igreja que não seja a sua, leva muitos ao engano ou predisposição de acreditar que se trate de uma religião desligada de Cristo.

Existem diferenças doutrinárias em relação a outras denominações? Por certo que sim, senão não haveria sentido em sua em sua existência. Assim como não haveria sentido na existência de centenas de outras denominações religiosas.

Um resumo da doutrina dos santos dos últimos dias pode ser encontrado em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regras_de_F%C3%A9_(mormonismo)
 
Salvador, 10 de janeiro de 2013