CHEIRO DE AMOR
CHEIRO DE AMOR
A Bíblia é composta de sessenta e seis livros, tendo aproximadamente quarenta escritores, sendo que o autor da obra é o criador, o Deus Altíssimo. Aquele que se revelou a Moisés como o Grande Eu Sou. O Antigo testamento é composto de trinta e nove livros; segundo o cânon hebraico. O Antigo Testamento é sistematizado, em diversos tomos, ou seções. Começa pela Lei ou Pentateuco (coleção de cinco livros), os cinco livros de Moisés; na seqüência chegamos aos livros históricos, logo a seguir os poéticos e por fim os profetas, que são subdivididos em profetas maiores e menores.
A literatura poética no Velho testamento encontra sua ressonância em alguns livros, classificada como poéticos, o também nos profetas, que há uma forte dose de poesia nos seus escritos. Catares é uma coleção de poemas, com um fundo revelador da intimidade de um casal. Arrebatadoras são as descrições feitas pelos amantes, a cada linha o escritor (a) das poesias, traz a lume nuanças do amor. Odores são explorados, o vinho, como bebida embriagadora, os pomares com o seu cheiro cítrico... Enfim, são exploradas a fauna e a flora com visões e percepção olfativa para descrever o envolvimento de um homem com uma mulher.
A alma romântica é revelada com intensidade e beleza, é no livro de Cantares de Salomão, Cânticos dos Cânticos, como também é conhecido. Esse livro é um convite do Criador, para reflexão da vida conjugal. As poesias são intercaladas entre a voz da amada e a voz do amado, em alguns momentos aparece à voz dos amigos do casal.
Para os apreciadores do bom vinho, tipo o do Porto, o começo do paladar vem pelo uso do nariz, isto mesmo, o cheiro do vinho é atrativo, chamativo, provoca desejo ardente, a cor do vinho é atraente, “caliente”. O autor (a) do livro começa o seu devaneio de desejo expressando: “Suas carícias são mais agradáveis que o vinho, e a fragrância dos seus perfumes são suaves os seus perfumes são suaves” (Ct 1.2-3).
O amor tem cheiro. Na correria do dia-a-dia os casais não ficam mais juntos para apreciar o cheiro um do outro. A amada do cântico, sonha e embevece, embriaga com o cheiro do seu amado. Ela revela que o odor do marido é como odor de bom vinho, é suave, é gostoso como bom perfume.
Esse sentir o cheiro, pressupõe um encontro de qualidade, onde a intimidade prevalece, sem meias verdades de uma tradição religiosa que relegou o sexo, como algo sujo, suportado com o fim reprodutivo apenas. As poesias de catares é a celebração do suor, da energia gasta pelo movimento dos corpos. Cônjuges que não usufruem desse momento sagrado de embriaguez de amor, fica em débito com o seu parceiro. Intimidade e intensidade ocorrem quando há investimento de tempo juntos, sem qualidade de tempo, o ato sexual não é pleno. Os cheiros e as fragrâncias, em dança, em balé de amor não serão atingidos, odores não serão exalados, sentidos e curtidos.
Casais é hora de dar qualidade ao tempo que estão juntos. Aproveitar os momentos inusitados e presentear, sair para um dia de descanso. Para isso acontecer é necessário programar para deixar os filhos com algum parente, e namorar romanticamente, como no tempo de solteiros, investirem em momentos a sós, beijar e abraçar bastante.
Favor eliminar o hábito das crianças dormirem juntos com o casal. Diminua o tempo da bola com os amigos, vai sentir o cheiro da sua amada; desligue o celular e a televisão, esqueça aquela chatice da novela e caia nos braços do amado e da amada, se embriague com os carinhos do seu homem ou da sua mulher. Perfume-se para esperar quem você ama e viva uma relação de intimidade, extremamente prazerosa e realizadora. Aproveite o tempo com a mulher/homem da sua mocidade.
A poesia dos cânticos dos cânticos diz: “Se sua boca me cobrisse de beijos... Sim, as suas carícias são mais agradáveis que o vinho. A fragrância dos seus perfumes é suave, o seu nome é como perfume derramado” (Ct.1.1-3).