O que Platão tem a nos dizer sobre nossos representantes

Platão nos diz na sua obra “A República” que os governantes deveriam ser filósofos. Também diz nesta mesma obra diz que os filósofos são aqueles que se deleitam no espetáculo da Verdade.

Ora, no pensamento platônico há uma busca pela Verdade, que estaria, segundo ele, em um mundo transcendente, o mundo das Idéias. E o que todo ser humano deve perseguir durante a sua vida é alcançar, através da filosofia, este mundo. A Verdade é algo que nos deleitará. No entanto, como nunca alcançaremos esta Verdade, o que nos deleitará só pode ser o caminho até ela, a contínua busca efetuada pelo espírito, pois, através desta última, teremos lampejos desta Verdade Eterna.

Os governantes serem filósofos o que significa então? A meu ver está claro que aqueles que governam devem sempre estar em busca. Mas, em busca de que? Do conhecimento, do aperfeiçoamento e principalmente da reflexão contínua sobre o seu desempenho enquanto representante de uma parcela da população.

Nobre amigo, responda agora você: você acha que seus escolhidos para serem seus representantes refletem? Buscam um aperfeiçoamento intelectual e moral? Estudam? Amigo, você acha que um bom legislador não deve ser antes de tudo um bom leitor?

No nosso país, infelizmente, há uma valorização do conhecimento técnico em detrimento do teórico. Explico: há uma sobrevalorização do conhecimento aprendido “na vida”, “na lida da lavoura” em relação ao conhecimento adquiridos nos bancos de uma escola/universidade. Não nego que o conhecimento adquirido nas práticas do cotidiano seja de extrema importância e significação, porém, para todo conhecimento prático há um embasamento teórico. Quando faço a pergunta sobre o estudo contínuo dos nossos representantes a faço porque sei que os textos que versam sobre leis são extremamente complicados, feitos com um português rebuscado, em linguajar jurídico. Você se sentiria seguro ao saber que a sua vida está sendo decidida por alguém que não consegue ler? Você confiaria a vida de seu filho a uma pessoa que não soubesse medicina? Ou a uma pessoa que “acha que sabe medicina?

Realmente, os governantes devem ser filósofos. Devem sempre estar em busca da Verdade. Trocando em miúdos, os governantes têm o dever de se aperfeiçoarem. Quantos vereadores, nobre leitor, você sabe que buscou se informar, estudar e refletir sua condição de representante da população? Quantas câmaras municipais você conhece em que há bibliotecas à disposição dos edis?

Há que se ter a capacidade de administrar. Há que se ter a capacidade de legislar. Há que se ter a capacidade de julgar. Mas a maior capacidade que se deve ter é a de refletir sobre estes atos. Refletir e buscar o aperfeiçoamento continuamente.

Laanardi
Enviado por Laanardi em 19/12/2011
Código do texto: T3397559
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.