AVE DO PARAÍSO - PÁSSARO- RIFLE...


Essas são aves de comportamentos únicos. O pássaro-rifle, uma ave ainda mais rara, outra espécie que só existe na Austrália e é considerada uma das mais lindas do mundo. É uma das três espécies de aves-do-paraíso que ocorrem no país.
Pode parecer difícil a missão de encontrar uma ave rara numa floresta fechada, mas, no caso do pássaro-rifle, duas coisas facilitam. A primeira é o som forte que o macho emite para atrair a fêmea. E a segunda é que é preciso encontrar um tronco quebrado. Normalmente, essa ave-do-paraíso utiliza o topo do tronco como palco de apresentação.
Não demora e um som forte revela a ave do paraíso. Mais parece um grito, que rompe o silêncio da manhã úmida na floresta. É um chamado pela fêmea e um aviso de que o território já tem dono.
Seguindo os gritos da mesma ave, são localizados três palcos numa área de cerca de 500 metros quadrados. À primeira vista, ninguém se impressiona. A ave-do-paraíso parece ter uma só cor. Mas, na verdade, ela esconde as cores. E conforme a luz do sol penetra na mata, mostra aos poucos a iridescência da plumagem (que ostenta as cores do arco-iris) . Parece ter luz própria.
A cada grito de chamado, a ave eriça as penas querendo parecer maior. Se a fêmea não dá sinal de vida, é hora de cuidar da plumagem e se preparar para o momento do encontro.
De repente, uma fêmea passa rapidamente. O artista ameaça se apresentar. Uma, duas, várias vezes. Quando a fêmea pousa perto, começa o show. É um ritual de sedução. Toda beleza tem que ser exibida. E cada apresentação dura até dois minutos. Não foi dessa vez. Melhor tentar a sorte em outro palco.
A equipe do Globo Repórter acompanhou essa ave-do-paraíso durante três dias. Normalmente, na área em que um macho se apresenta existem de dez a doze fêmeas. E, apesar de ele ter se exibido bastante, nenhuma delas se encantou pelas as asas dele. À equipe, só restava esperar e manter a vigilância, já que o macho pode ser até bem mais bonito, mas é a fêmea quem decide a hora do acasalamento.
Mais duas exibições e nada. No quarto dia, bem cedo, o sedutor, amanheceu inspirado. Na segunda apresentação, a fêmea não resistiu e entrou em palco. No ritual de sedução, o macho estica as asas e realiza movimentos num ritmo acelerado. E a paixão é tanta que ele parece perder a cabeça. É uma das cenas de amor mais bonitas da floresta. Com certeza, se perpetuou mais uma vez.

Video do Globo Reporter:

http://www.youtube.com/watch?v=z4WPPhk8wI4



(Limpando as gavetas da inspiração)