A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA CURA INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA CURA INFANTIL

Jocimara e Welinton - Psicopedagogos

Como é importante a brinquedoteca hospitalar na recuperação e cura de crianças e adolescentes. Existem várias ações de sucesso nos hospitais do mundo como o caso dos Doutores da Alegria e tantos outros, assim como histórias reais divulgadas na “Showcases Program” que foi desenvolvido por Michael Kalinowski como um componente do Fórum Mundial sobre Cuidados e Educação e também disponível no site: www.childCareExchange.com.

O que nós cidadãos planetários não sabemos é que as práticas da brinquedoteca hospitalar realmente auxiliam na recuperação dos pacientes, provocados por impactos profundos causados pelo processo de internação de crianças e adolescentes.

Como cidadão, devemos aprender que brincar é coisa séria, realmente, essencial para a saúde física, intelectual e emocional do ser humano.

No Brasil uma Lei Federal estabelece a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas hospitalares em Hospitais públicos e privados, que regulamenta e orienta as condições básicas mínimas. Para quem deseja consultar a Lei é a nº 11.104, de 21/03/2005.

A brinquedoteca hospitalar é um espaço que cria estímulos para que a criança possa brincar livremente, permitindo ampliar o seu desenvolvimento emocional, cognitivo, social, psíquico físico e psicomotor. Valorizando a atividade lúdica, que é necessária na formação educacional de uma criança. Estimular a criatividade das crianças provoca o sentimento da construção de ser livre, como se a liberdade fosse reinventada, permitindo resgatar costumes antigos.

Existem muitos casos de sucesso pelo mundo e associações que podem auxiliar os hospitais brasileiros a montar suas brinquedotecas hospitalares, como: a USA Toy Library Association, que disponibiliza um jornal chamado “Child’s Play”, que transmite informações sobre brincar, brinquedos, brinquedotecas e desenvolvimento de crianças, a associação conta com a contribuição de escritores escolhidos de acordo com seus conhecimentos e experiências de trabalho. Além de materiais de leitura e experiências de sucesso que são compartilhadas no: “brincadeira de criança”. Toy Libraries Victoria – que forma uma rede de brinquedotecas na Austrália. Entre outros.

No Brasil alguns endereços importantes: ABBRI – Associação Brasileira de Brinquedotecas www.brinquedoteca.org.br ou um de seus núcleos como o www.abbriubatuba.org.br; Abrinquedoteca – www.abrinquedoteca.com.br e livros como: Brinquedoteca Hospitalar: isto é humanização de Drauzio VIEGAS (org.) ou “Psicologia Hospitalar” - A atuação do psicólogo em hospitais de Terezinha Calil Padis Campos.

O desenvolvimento pertence a todas as fases de nossa vida e em momentos de mal-estar, inevitavelmente provocado pela doença e pelos procedimentos necessários ao tratamento são imprescindíveis abordagens menos traumáticas, a brinquedoteca hospitalar é uma alternativa e um agente de mudanças neste contexto porque interage neste processo com abordagens mais sutis, com um trabalho integrado e multidisciplinar que provoca envolvimentos, do paciente, da equipe e familiares. Brincar é uma experiência rica e complexa, uma necessidade básica, um direito de todos, quando montamos uma brinquedoteca hospitalar aprendemos os verdadeiros atos de humanização. Divulguem esta idéia para que milhares de crianças sejam beneficiadas com a Brinquedoteca Hospitalar.

Jocimara da Silva Barbosa dos Santos – Pedagoga, Psicopedagoga e Tecnóloga em Gestão de RH e Welinton dos Santos – Economista, Consultor e Psicopedagogo