J. RIBAMAR DOS SANTOS É DESTAQUE EM ANTOLOGIA NACIONAL

Com o poema "Soneto da ilusão", o poeta José Ribamar Alves dos Santos, residente em Gurupi, no estado de Tocantins, está participando da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – Volume 31, que acaba de ser lançada pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro.

Para produzir a obra, a CBJE avaliou centena de trabalhos de autores de todo o país, sendo selecionados 66 que refletem, no seu conjunto, o atual momento da arte poética brasileira.

De acordo com Georges Martins, editor-executivo da CBJE, procurou-se reunir poetas de todas as idades e regiões, tendo sido mesclados temas e estilos dos mais diversos de forma a dar um caráter bastante abrangente a esta antologia.

Mais do que um simples livro de poesias, a Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos é um documento histórico que registra tendências, estilos e temas preferidos pelos nossos novos poetas e expõe, sem mascaras e preconceitos, o atual estágio da autêntica cultura brasileira neste início de milênio.

PERFIL DO AUTOR

José de Ribamar Alves dos Santos é tocantinense de Dueré. O poeta trabalha na Fundação Cultural de Gurupi e é titular da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 01. Sua estréia oficial no mundo das letras aconteceu em meados de 1998, quando teve trabalhos publicados no "Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi". Também participu das edições de 1999, 2000 e 2004. Seu primeiro livro individual "A Rosa de Ouro & Outros Poemas" , foi publicado em 2003. Nesse mesmo ano integrou as antologias "Anuário de Escritores", "Talentos de um novo tempo" e "Diário do Escritor". Participou, ainda, das antologias literárias "Palavras de Amor" e "Prêmio Anchieta de Poesia", ambas em 2000. Já em 2001, participou da antologia "E por falar em amor...". Em 2002, foi alvo de substanciosa matéria publicada na revista " Almanaque Cultural do Tocantins", órgão de divulgação da Fundação Cultural do Tocantins. Em 2004, teve trabalhos publicados na antologia "Além das palavras" e publicou o seu segundo livro individual de poemas, intitulado "Alma de Penas". Em 200¨6 participou das antologias " Amar é tão bom" e conquistou menção honrosa no IX Prêmio Missões, do Rio Grande do Sul, tendo participado de uma antologia reunindo os trabalhos que mais se destacaram nesse prêmio.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 04/01/2007
Código do texto: T336471