O PERDÃO
Uma das “feridas” que o pecado, deixa na alma é a culpa. Percebemos que quando um pecador se rende ao Senhor Jesus Cristo, geralmente sente uma grande vergonha de entrar na presença de Deus, pois muitas das vezes acha-se imundo pelo pecado.
A primeira coisa que devemos fazer para sermos libertos da culpa é reconhecer o nosso erro e se arrepender, após isso pedir perdão a Deus e também nos perdoar, quando você se perdoa o inimigo não mais encontra brecha para lhe acusar e trazer átona uma culpa que você cultivou.
Para a culpa só existe um remédio, o perdão.
O nosso passado é “recheado” de acontecimentos desagradáveis, estes fatos ajudaram a formar a nossa personalidade, e hoje agimos guiados por esta formação. A forma de tratarmos as pessoas com quem nos relacionamos, a forma de encararmos os problemas e as diversas situações na nossa vida cotidiana geralmente é reflexo dos acontecimentos passados, muitos desses traumas estão relacionados a fatos ocorridos na nossa infância com os nossos pais, irmãos, vizinhos, etc. pessoas que nos magoaram ou que disseram coisas que ficaram registrado em nosso inconsciente, mas que sempre vem a lembrança através das acusações do inimigo, para isso é necessário o exercício do perdão, para que venhamos a quebrar com as “correntes” que ainda nos aprisionam no passado, renunciando-as.
O conceito de perdão é remissão da pena, divida ou ofensa; por em liberdade; indulgência.
É também um princípio da palavra de Deus.
A falta do perdão é um “prato cheio” para o inimigo operar e conseguir êxito contra as nossas vidas, ela é a causa de assassínios, divórcios, violências, etc. É também a semente para raiz de muitos males na alma, como a magoa.
É uma mancha, uma nódoa, que traz a tristeza e angustia levando a pessoa a um grande sofrimento, depressões, etc.
Para nos livramos dos males causado pela magoa, devemos perdoar, buscar ser perdoado e se perdoar principalmente quando alguém nos causa uma ofensa, seja de qualquer forma, física, moral ( Com palavras, gestos.), ou espiritual.
Perdoar é uma ordem imperativa de Deus, quer dizer não existe ofensa que nos isente de cumprir esta Neste texto observamos que os irmãos de José não haviam se perdoado de algo que fizeram no passado, o atentado contra a vida de José, a sua venda como escravo para um comerciante, e por causa desta culpa, o medo dominava os seus corações.
Quando alguém não se perdoa ela vive cercada pelo medo, principalmente de represaria, da pessoa que um dia foi ofendida por ela.
As conseqüências de não haver perdão é devastadora:
Não há desculpa para não pedir perdão, como vimos o perdão é uma ordem imperativa de Deus, desculpas tais como errar é humano, ninguém é perfeito, a ofensa foi pequena, aconteceu há tanto tempo atrás, a pessoa estava mais errada do que eu, as coisa tem melhorado entre nós, a pessoa não vai entender, não são justificativas para não pedir perdão.
Devemos pedir perdão também tendo a convicção do pecado, quer dizer da ofensa, pois a atitude de dizer: Se errei, perdoe-me. Esta errado, a atitude correta é: Eu estava errado em... Por favor, me perdoe.
E no momento em que temos a consciência do pecado, devemos ir pessoalmente, enviar uma correspondência, dar um telefonema, etc, não é bom entrar em muitos detalhes, para não haver tentação do maligno. Lembre-se ele é especialista em remexer lixo.