Tempo de plantar e tempo de colher
As pessoas são como semeadoras e sementes. Bem sei que quando entram em nossa vida, estão ocupando os espaços ali deixados para esse propósito. Quantas ficarão ali ou por quanto tempo, não sabemos, por mais que sejam retidas pela nossa insistência ou por medo de perdê-las. Temos que nos atentar quanto ao movimento do mundo e às possibilidades.
Pode-se escolher o tempo de plantar e quando fazemos esse planejamento, podemos prever o que colheremos?
Nada fica ou nada se vai sem que seja na hora exata.
Se tudo obedece ao “tempo de plantar e o tempo de colher” e isso está sendo feito no momento certo, porque não dizer que a semeadura será ótima, farta e prazerosa? Há semeadura que se espalha pela terra de forma desordenada. Há semeadura onde não se espera a hora certa para colher, adiantando-se ao seu ciclo natural e o fruto não sai doce e macio.
Quando as sementes estão brotando ao serem regadas, com certeza elas darão bons frutos, porque as mãos que as semearam, envolveram-nas de tal forma que elas retribuirão com uma ótima colheita.
O bom semeador sempre terá um bom fruto de uma semente que teve seu tempo certo. Isso é imprescindível para que ela brote e cresça forte e de tal forma que esteja completa com o seu semeador.
Muitas vezes essa semente parece não brotar apesar do cuidado na semeadura? Acontece assim nos sentimentos humanos? A semente que não brota e a árvore que não floresce? O que está fazendo o semeador com sua semente? Será que ele acha que não foi um bom semeador? Espera ele que a semente não aja dentro de seu ciclo natural? Que pule etapas?
Sentimentos e pessoas se misturam. Sentimentos que superam o esperado. Pessoas que misturam sentimentos.
Existem sementes que tiveram boa semeadura e adoram seu semeador, mas não germinam. Tempo? Medo?
Existem pessoas que buscam seus frutos, mas esquecem de esperar o tempo certo de colher. Existem frutos que querem ser colhidos, mas antes, caem sobre o solo. Porque não deixar pessoas e sentimentos, semeador e fruto florescerem? Porque não esperar o momento certo e fazer disso várias etapas para uma boa colheita?
É fato que o homem apressa o passo. É fato que a semente precisa germinar.
Os dois juntos podem se completar na hora certa de plantar e colher.
Nubia Cardoso (13.11.2011)