USP: PM DENTRO DO CAMPUS?
As Universidades sempre foram ambiente propício ao debate de ideias, ao surgimento de um grupo que se opõe ao poder, às injustiças e principalmente ao Governo.
Tanto que durante a ditadura a resistência e oposição foi por feita pelos estudantes (outras classes também participaram, mas em menor número), que por lutarem por um Brasil Democrático tiveram suas vidas ceifadas, torturados e exilados. Ainda na ditadura o governo efetuou mudanças na estrutura das Universidades com o intuito de minimizar e anular a força vinda dos estudantes, mudanças essas que ainda hoje estão presentes. Mudou-se o sistema de divisão de matérias de anual para semestral, mudou a forma com as matérias são feitas de fixo para sistema de créditos, com a única intenção de acabar com a união e consequente força dos estudantes.
Depois de anos e mais anos sendo vigiados em suas salas de aula, sendo caçados como animais por divergir do governo, a ditadura acabou. Ao voltarmos a ser um país democrático qual o sentido de manter a força de polícia do governo dentro das Universidades? Ficou estabelecido então que a segurança das Universidades ficaria a cargo da própria Instituição de ensino.
Diante do exposto, trazendo para uma realidade mais atual, sabemos que a classe de estudantes há muito tempo deixou de ser oposição ao governo, isso é fato. Deveria haver luta contra a corrupção, carga tributária, gasto excessivo de nossos parlamentares, saúde e educação decadente e por aí vai..., mas faz tempo que não há mobilização eficaz. O que não dá o direito da PM se instalar dentro das Universidades novamente...
No caso USP, não se pode afirmar nada sem obter informações de fontes seguras, sabemos que alguns jornais trouxeram a notícia como sendo uma manifestação originada da prisão de alguns estudantes que usavam maconha dentro do campus, como eu não estava lá não posso afirmar...mas se for isso é uma pena pois a muito a ser feito pelo Brasil
Uma coisa eu sei, independente de liberdade de expressão, usar maconha é crime dentro ou fora da Universidade, pois nosso Código Penal abrange todo o território brasileiro. Estudantes não podem se beneficiar de sua liberdade para cometer atos ilícitos. Espero que a motivação desses estudantes não seja para ter um lugar com liberdade de usar maconha, pois Universidade é muito mais que isso. É o melhor lugar para obtermos as armas para fazer oposição a tanta barbaridade vista nesse país, é onde aprendemos a criticar, questionar e pensar sozinho. Não acho que chamando os estudantes de maconheiros iremos entender de fato que está acontecendo na USP, também não concordo com a generalização, pois muitos não se rendem ao uso das drogas, mas buscam se embriagar de conhecimento.
Não tenho pretensão de esclarecer nada, só acho que está na hora de vermos uma notícia e questionarmos. Chega de engolir tudo que os meios de comunicação transmitem.
Se eu fosse pensar em uma campanha para a atualidade seria: PENSA BRASIL
Essa é só minha opnião, formule a sua!!! Carolina Marques