O LAGO DE FOGO - 8

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

O LAGO DE FOGO (Texto VIII)

Thanátos hó deuterós estin hê Lymnê tôu Pyrós.

"Esta é a segunda morte, o Lago de Fogo" - Ap. 20.14.

Recapitulando nossas asserções com respeito às Regiões Espirituais Inferiores, desta feita o foco recai sobre o local e o estado final dos chamados "ímpios", aqueles que não se fizeram dignos das bem-aventuranças eternas. O Lago de Fogo é citado com veemência no livro Apocalípse que é o revelador das últimas coisas desta dispensação a que denominamos final dos tempos.

Dissemos (escrevemos) que: a) - KATÔTÊRA é uma vasta região espiritual, lugar espiritual, e que comporta: b) - HADÊS, subdivisão que por sua vez se subdivide em: 1) - "Seio" de Abraão - o Paraíso que foi removido para "debaixo do altar de Deus"; 2) - ABYSSOS, abismo que aprisiona demônios; 3) - GÉENNA, inferno, que aprisiona a alma e o espírito dos que morrem sem salvação; 4) - TÁRTARO onde os anjos caídos estão aprisionados até ao juízo final.

Fora dessas regiões (Katôtêra e Hadês) está o Lago de Fogo, descrito como tendo sido preparado para o diabo e seus anjos, mas que abrigará (!) os seres humanos perdidos - Mt. 25.41. O Lago de Fogo é o destino final de tudo e de todos os que se fizeram indignos da preciosa salvação que há em Cristo Jesus, nosso Senhor. A Bíblia descreve esse lugar como sendo de tormento eterno, figurativo em fogo e enxofre – Ap. 20.10.

Haverá uma ressurreição na qual os sepulcros, a morte e o Hadês darão os seus mortos que, após o juízo final e a sua justa condenação pessoal, individual, serão lançados - jogados - para dentro do Lago que arde com fogo e enxofre - lymne tôu pyros kai theiou - e conclui: "esta é a segunda morte". Isto após a destruição da terra e do universo como um todo - II Pd. 3.10.

Dos púlpitos de nossos dias, estas verdades bíblicas registradas no livro Apocalípse, não são pregadas. O interesse do cristianismo moderno e modernista está focado na Doutrina da Prosperidade, onde se anunciam "vitórias com sabor de mel" e uma porta larga onde cabe toda espécie de cristãos, numa asserção de que "é proibido proibir".

Há, porém, uma sentença que limita a desenfreada liberdade. O Senhor Jesus dirá a alguns: "Em verdade vos digo: não vos conheço". Aos tais, o Apocalípse reputa como sendo aqueles que não têm seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro. A salvação é (foi) doada por Deus na aceitação do sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - Jesus - Ele veio para o que era Seu e os Seus não O receberam; mas a todos os que o receberam deu-lhes (dá-lhes) a autoridade - ecsousian - de serem filhos de Deus, a saber, os que crêem no Seu nome.

Eis o dia da salvação. Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração.

Só Jesus.

_________________________

O Pr., Th. D. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê : serafimprdr@ig.com.br