KATÔTERA -1
PALAVRAS DE VIDA
Pr. Serafim Isidoro.
REGIÕES INFERIORES - (Texto I)
KATÔTÊRA
A teoria bíblica, ou doutrina especulativa teológica como se queira classificar, nem sempre foi explícita, pairando uma névoa sobre esse tema na literatura dos diversos setores religiosos. Alguns termos greco-koinê são únicos através da Nova Aliança - estes vinte e sete livros no cânon cristão - aos quais denominamos: O Novo Testamento. É o caso do vocábulo KATÔTÊRA grafado pelo apóstolo Paulo - Ef. 4.8 - traduzido em nossas Bíblias como: "Inferiores", acrescentando-se em colchetes nos MSs. o termo MERÊ - "regiões", um complemento necessário para dar sentido ao leitor.
O Dicionário Internacional de Teologia do N. T. declara, à página quatrocentos e trinta e quatro: "Katôtêra é o comparativo de KATÔ - "debaixo de". A Septuaginta - tradução em grego da Velha Aliança - traduziu como Katô a palavra hebraica TATHÔN, muito ocorrida nos Salmos, significando "abaixo". Denota qualquer área na qual a vida é ameaçada, ou no âmbito da morte. Na Nova Aliança, o termo só ocorre em Ef. 4.8: "Eis, para; ta, a; katôtêra [merê], abaixo região; tês, da; Gês,Terra".
Katôtêra é um advérbio de lugar, significando "abaixo". Seria então uma merê - região - abaixo da terra, em uma forma de linguagem entendida naquela época, já que no universo real - entendemos hoje - não há nem em baixo nem em cima; o universo é uma imensa e insondável expansão. O termo, porém, analisado teoricamente, nos remete à uma colocação gráfico descritiva, que seria:
1) Katôtêra, uma grande região espiritual, comparativamente, mas não equitativamente, a um grande Estado de qualquer federação. 2) Hadês, uma subdivisão da Katôtêra, que abrigaria: a) Geenna - inferno, prisão de almas perdidas; b) Abyssos, abismo - prisão de demônios; c) Tartarô, prisão de anjos que deixaram sua própria habitação; d) O "seio" de Abraão, que foi removido como Paraíso, por Jesus em Sua ressurreição. 3) Lago de Fogo, lugar que permanecerá quando a Morte, a Geenna e o Hadês - após o fim do mundo - forem para ali lançados. Como os elementos do universo ardendo serão desfeitos - II Pd. 3.10 - pyr tô aiônion - "fogo dos séculos" - Ap. 20.10 - estará em uma nova dimensão denominada "Novos céus e nova Terra".
Se Katôtêra pode ser comparada a um grande Estado, Hadês seria comparado a uma grande metrópole, e as divisões do Hadês comparadas às ruas desta mesma metáfora.
Pouco se tem em termos de explicação, nos diversos dicionários, acerca deste termo grego. É uma lacuna a maioria de tais dicionários saltarem da letra J para a letra L. Daí que KATÔTÊRA não aprece neles. "The New Strong's Exhaustive Concordance of the Bible" apenas define Katôtêra como o advérbio: katôterôs down, beneth, botton, under.
Na Mitologia o termo era identificado como uma região inferior, onde sofriam suplícios os desafortunados intelectuais. Na Bíblia, ao se referir com este termo, o apóstolo apenas quis dizer das regiões às quais foi necessário que o Cristo descesse - o que entendemos - para a redenção como um todo. Ele, Jesus reconciliou consigo mesmo todas as coisas, tanto as dos céus (observe-se o plural da expressão) como as da terra; e debaixo da terra - Katôtêra - Cl. 1.20 - Fp. 2.10.
Denominamos "Regiões Inferiores", as regiões espirituais fora do universo físico, onde os espíritos, sejam humanos, angelicais decaídos, ou do querubim que os iludiu, estão confinados ou têm atualmente sua habitação. Teorizar além dessa realidade será perder-se em frívolas declarações sem base bíblica ou teológica. Somente Ele, Jesus, é o Senhor sobre todas as coisas.
Só Jesus.
______________________________________
O Pr. Th. D., Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br