O dom da venda

O dom da venda

Por Oracio Kuradomi

Uma pergunta bastante comum nos dias de hoje feita pela maioria dos empresários que querem montar uma equipe comercial agressiva, sendo ele de qualquer setor, é: "o vendedor já nasce com o dom?"

Eu acredito e treino equipes de vendas hoje, provando que, se uma pessoa, possui boa comunicação poderá ser um bom vendedor, desde que possua comprometimento, vontade, obsessão em buscar conhecimento, ser dedicado e aplicado, com estes requisitos rapidamente conseguirá adquirir técnicas de vendas, argumentação, conversação, empatia e ter um sucesso como um bom vendedor, o segredo maior é sempre buscar inovações e métodos novos de negociação que surge a cada dia.

O mercado muda constantemente, o comprador fica cada vez mais exigente, então o vendedor precisa aprender rapidamente a arte de se adaptar a qualquer tipo de comprador e negociação.

O número de vendedores do passado nas décadas de 70 e 80 era bem menor, fazendo a associação direta, ou seja, as pessoas com boa comunicação nasceu com o Dom de Vendedor, pois naqueles tempos não havia muita concorrência em vendas, bastava para tal saber falar bem e pronto!

Atualmente tudo mudou, a concorrência em vendas é muito grande e este mito caiu, ou seja para ser bom vendedor hoje, precisamos gerar benefício em cima de custo, necessitamos fazer inúmeros treinamentos para adquirir várias técnicas para utilizar uma em cada negociação, o número de produtos concorrentes aumentaram então se tornou necessário o conhecimento de todos os pontos fortes do produto que vendemos e ainda todos os pontos fracos do produto da concorrência, não basta mais somente andar e ficar tirando pedidos, hoje temos que usar às vezes mais cérebro do que músculos, tirar um pedido hoje se tornou uma guerra de estratégias, muitas negociações dependem hoje de uma pré venda, um plano de ação, um plano de pagamento diferenciado, um projeto complexo envolvendo várias equipes de trabalho.

Muitas vezes, precisamos ser atores, mostrar real emoção em uma negociação, demonstrando realmente interesse em compartilhar o problema que um cliente está vivendo.

É meu caro amigo, vender hoje é uma arte, que exige sim muito profissionalismo, muito esforço, muita vontade, não basta mais somente ser falante e gostar de andar muito, o negócio é gostar de aprender hoje e mais ainda amanhã com os próprios clientes.

Nunca perca uma oportunidade de conseguir adquirir mais conhecimento, saiba que hoje ter preço competitivo, ter produto de boa qualidade não é mais vantagem e sim obrigação, então a vantagem hoje é o vendedor que faz, o serviço que é agregado ao produto, os diferenciais não estão mais nos produtos, visto que a maioria hoje passa pelo controle de qualidade ou órgãos de fiscalização.

Então o mito de que vendedor já nasce com o dom já caiu.

"Não há problema que não possua soluções...."

www.oraciokuradomi.com.br

Oracio Kuradomi
Enviado por Oracio Kuradomi em 01/11/2011
Reeditado em 24/07/2014
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